A 21 Inc. apresentou um pequeno computador com Linux feito especialmente para quem quer minerar Bitcoin e usar a moeda digital em transações pela internet.

>>> Tudo sobre o Bitcoin

Chamado 21 Bitcoin Computer, este pequeno kit inclui um Raspberry Pi 2 e possui um chip dedicado para minerar Bitcoin, mais um cartão SD de 128 GB com uma cópia completa da blockchain – a base de dados necessária para transações com a moeda virtual.

O computador roda 21 Bitcoin OS, uma variante do Linux que inclui drivers para gerar a moeda, mais uma suíte de programas para realizar transações.  Ele pode funcionar tanto ligado a um PC ou de maneira independente.

A 21 Inc. prefere destacar os seus benefícios em compras e vendas pela internet: ela se conecta a um servidor de microtransações que permite receber o pagamento pelo seu produto sem que seja necessário um intermediário – a transferência é direto de um PC para o outro.

bitcoin

As possíveis aplicações do computador são muitas, segundo seus criadores. Ele poderia ser usado para pequenas transações na internet – como pagar por um app, ou para ler um artigo sem precisar pagar uma assinatura mensal para um site. A ausência de um intermediário na transação também significa que todo o dinheiro da venda vai para quem vendeu mesmo, sem que alguma empresa leve uma porcentagem por ter intermediado a negociação.

O 21 Bitcoin Computer tem apoio da Qualcomm, Cisco e do investidor Peter Thiel (cofundador da PayPal), entre outros. A 21 Inc. planeja, no futuro, vender uma linha de chips que podem ser embutidos em dispositivos como smartphones para minerar Bitcoin.

Por enquanto, temos apenas o computador: ele está em pré-venda por US$ 400, para ser lançado em 16 de novembro. [Medium e Wall Street Journal via The Next Web]