Finalmente, os detalhes sobre o lançamento do Nintendo 3DS apareceram. Ele custará US$ 250 nos EUA e sairá no dia 27 de março, com 30 jogos disponíveis no lançamento e português (do Brasil) como opção de idioma nativo. Tudo o que você precisa saber:

Quanto custa:
US$ 250 nos EUA. Não se sabe ainda o preço importando no Brasil.

Quando poderei comprar?
Dia 27 de março nos EUA.

O que será em 3D, exatamente?
Os jogos, é claro. Mas o portátil também tocará fotos e vídeos 3D com as suas lentes duplas na traseira.

Não precisa de óculos, certo?
Não. Ele usa a tecnologia Parallax da Sharp. Aqui está como funciona.

Minha cabeça dói com esse lance de 3D. Dá pra consertar isso?
Se sua cabeça tem problema, não há solução. Mas dá para ajustar o quão intenso o efeito 3D é. Na prática, dá para transformar tudo em 2D, se você quiser.

O que há de novo em termos de controle?
A stylus é 10% maior agora. Há também um “pad circular analógico”, que é como o seu analógico do PlayStation/Xbox, só que achatado. Há um botão de “Home”, que permite você pausar tudo e voltar para o menu inicial – mesmo quando você estiver jogando – e é possível voltar exatamente para onde você estava, como em qualquer celular com multitarefa.

Algum elemento novo a mais?
Acelerômetro e giroscópio (que era possível com um kit extra), para que os jogos possam ser controlados por movimento. Há até uma espécie de dock, e você poderá deixa-lo lá carregando e baixando novos conteúdos.

Fora jogos, que tipo de software há nele?
Há um programa para medir movimento, como uma espécie de pedômetro que te dará moedas ou conteúdo bônus simplesmente por andar por aí (já havia um Pokémon que fazia algo assim). Há também um Mii maker para você customizar seu avatar, como no Wii. Miis poderão interagir com outros Miis de outros 3DSs quando você trombar com eles na rua, mesmo em modo sleep.

Uma das coisas animais que vimos na E3 foram jogos em realidade aumentada usando cartões de RA. É algo como o jogo de iPhone Falcon Gunner só que levado a novos níveis. Em Face Raiders, é possível pegar a sua própria foto e fazer coisas como atirar nela (OK?). Ainda em software, há um navegador melhor e ferramentas de áudio.

Alguns dos programas não estarão “totalmente operacionais” até alguns updates “que rolarem depois da compra”, diz a Nintendo.  Mas haverá uma loja online que permitirá a você comprar e baixar jogos, incluindo alguns clássicos.

O multiplayer ainda vai usar aqueles friend codes idiotas do Wii?
Sim, mas não é tão idiota agora. Seu sistema tem um único código, que não é dependente de software. E entrar em uma jogatina por Wi-Fi é bem mais fácil agora.

Quais são os jogos?
O que a Nintendo mostrou hoje: Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Kid Icarus Uprising, Pilotswings Resort, Nintendogs + cats e Steel Diver, todos da Nintendo. De outras empresas, Dead or Alive Dimensions, Pro Evolution Soccer 2011 3D, Super Street Fighter IV 3D Edition, Asphalt 3D, Resident Evil: The Mercenaries 3D, Ridge Racer 3D, Lego Star Wars III: The Clone Wars.

Na janela de lançamento – entre a chegada dele às lojas e a E3, em junho, a Nintendo planeja ter 30 jogos disponíveis. Veja mais informações sobre isso – e a estranha inclusão do PT-BR entre as 4 línguas possíveis – no Kotaku.

E como é jogar?
Você pode ver as nossas impressões, tiradas da E3, bem aqui (nós gostamos!), mas jogaremos de novo um pouco mais hoje. A Nintendo espera que o portátil esteja nas mãos de 1 milhão de pessoas até o fim do verão no hemisfério norte, incluindo em unidades de demonstração nas lojas, então imaginamos que você tenha alguma chance de testá-lo também.