_Giz Indica

3 aplicativos de mapas e transporte: Moovit, Citymapper e Quicko

Trouxemos três dicas de aplicativos de mapas e transportes focados em mobilidade urbana para ajudar você a se locomover.

O transporte público já costuma ser caótico, e você definitivamente não precisa ter outros problemas como se perder ou embarcar no ônibus errado. Nesta semana, nós trouxemos três dicas de aplicativos de mapas e transportes focados em mobilidade urbana para ajudar você a se locomover. Por mais que informações desse tipo já estejam em apps mais abrangentes, como o Google Maps, alguns recursos fazem a diferença e podem ajudar você a achar mais fácil seu caminho.

Os três foram testados em São Paulo (SP), então alguns recursos ou mesmo o serviço completo pode não estar disponível em outras ciadades.

Moovit

Um dos mais famosos aplicativos de transporte, o Moovit mostra itinerários de ônibus e linhas de trem e metrô, bem como horários de partida, tanto os agendados quanto a situação em tempo real, usando as informações do GPS dos veículos. Com ele, dá para escolher linhas, pontos e estações favoritas para ter acesso rápido.

E, como não podia faltar, também é possível ver como ir de um ponto a outro da cidade. O Moovit dá inclusive sugestões mistas, fazendo uma parte do trajeto de Uber e outra de transporte público, para otimizar sua rota. O Moovit inclusive pode acessar suas agendas e antecipar trajetos que você precisará fazer.

Moovit: web | Android | iOS

Citymapper

O Citymapper tem recursos bem parecidos com o Moovit: planejador de viagens, informações sobre linhas de ônibus, metrô e trem, bem como paradas e estações, e acompanhamento em tempo real. Na minha experiência em São Paulo, ele oferece trajetos um pouco mais racionais que outros aplicativos, e por isso ele era meu preferido.

Infelizmente, alguns recursos do Citymapper só estão disponíveis mediante assinatura mensal ou anual, com preços a partir de R$ 10,90, como ver os trajetos mais rápidos ou mais simples, ter sugestões de rota que unem transporte público e Uber, assistente de voz durante viagens, alerta de chuva e imagens reais do seu destino. Mesmo assim, a versão grátis faz o básico de forma bem competente.

Citymapper: web | Android | iOS

Quicko

O Quicko também tem os recursos básicos de um app de transporte público, com trajetos e informações sobre linhas, paradas e estações. Um diferencial é que o app ganhou recentemente um recurso para ver postos de vacinação contra Covid-19 por perto — assim, quando chegar a sua vez de receber a aplicação, fica mais fácil saber onde ir. O Quicko também conta com uma área de benefícios, com descontos em várias lojas.

Quicko: Android | iOS

Sair da versão mobile