_Cultura

3 livros que inspiraram filmes famosos

Veja opções de obras literárias que ganharam adaptações de respeito nos cinemas e estão à venda com desconto na Amazon

Imagem: Duna/Divulgação

Não é segredo para ninguém que o cinema busca inspiração em vários tipos de mídia. Existem vários longas baseados em jogos, quadrinhos e, principalmente, livros. Alguns livros viram longas de sucesso, outros viram filmes medianos e alguns acabam caindo no esquecimento — de tão desastrosos que são.

Jurassic Park e O Senhor dos Anéis são sucessos indiscutíveis, elogiados pela crítica especializada e com uma enorme legião de fãs. Já Duna não foi muito bem na primeira adaptação, mas agora ganha uma segunda chance para ter sucesso nos cinemas.

Jurassic Park

Jurassic Park é uma das obras mais famosas de Michael Crichton, autor de sucesso que também escreveu Westworld, que já recebeu uma adaptação para o cinema e uma série da HBO.

O livro ganhou ainda mais notoriedade, quando o cineasta Steven Spielberg adaptou o livro para o cinema, com um filme homônimo, que é um sucesso absoluto de crítica e de público, vencedor de três Oscars que trouxe efeitos pioneiros para o cinema — e que não envelheceram tão mal como outros filmes também da década de 90.

Crichton se inspirou em estudos científicos sobre extração de material genético de insetos fossilizados e imaginou se estudos parecidos pudessem coletar DNA de animais maiores, como dinossauros, e trazê-los à vida.

[produto_amazon1]

A obra marcou tanto a vida do escritor que, no início do século, uma espécie recém-descoberta de anquilossauro foi batizada em sua homenagem como Crichtonsaurus Bohlini.

Duna

Escrito pelo jornalista Frank Herbert, Duna é uma dos maiores clássicos de ficção científica da história da literatura. Embora seja uma das maiores obras do gênero, Duna nunca teve o merecido destaque que outras grandes obras de ficção científica tiveram.

Muitas pessoas atribuem a falta de fama ao filme de David Lynch, contratado para adaptar os livros para o cinema, mas que sofreu com divergências criativas com o estúdio, além de ter estourado o orçamento estabelecido. o próprio Lynch considera a versão de Duna o maior erro de sua carreira no cinema.

Provavelmente você deve conhecer a adaptação dirigida por Dennis Villeneuve lançada no ano passado, que conta um elenco estrelado com nomes de peso, como Timothée Chalamet, Zendaya, Javier Bardem, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson e Charlotte Rampling. A nova versão tenta atingir o sucesso que a conturbada produção de Lynch não conseguiu.

[produto_amazon2]

Duna inspirou várias outras obras de ficção científica, mas uma se destaca: Star Wars. São muitas semelhanças com a história de Frank Herbert, como o planeta Tatooine do protagonista Luke Skywalker, que tem um visual desértico muito parecido com Arakis, o “Império”, a “Força”, que se parece muito com a “Voz”, o poder dos Bene-Gesserit.

As similaridades são tantas que o escritor de Duna já ameaçou processar o criador de Star Wars, George Lucas, por plágio, no entanto a briga entre os dois autores nunca foi a julgamento.

O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien é uma das obras literárias mais reconhecidas da história, já ganhou adaptações para animações e filmes.

A inspiração para escrever sobre a Terra Média veio após uma viagem a Lauterbrunnen, na Suíça, local que também inspirou Valfenda, a cidade dos elfos. Reza a lenda que foi lá que surgiu o rascunho da primeira frase do livro O Hobbit.

O Hobbit, que foi um enorme sucesso, levou a editora a convencer Tolkien a escrever uma sequência. Foi assim que surgiu O Senhor dos Anéis, obra adaptada no início do século pelo cineasta Peter Jackson, com um elenco que trazia nomes como Elijah Wood, Viggo Mortensen, Ian McKellen, Cate Blanchett e Orlando Bloom.

[produto_amazon3]

Embora a história seja focada em Frodo, Tolkien já afirmou publicamente que o verdadeiro herói de Senhor dos Anéis é Sam, que esteve ao lado de Frodo por toda a jornada, sendo decisivo em vários momentos.

Sair da versão mobile