_Tecnologia

3M reinventa plástico bolha e promete economizar espaço com nova embalagem

Apesar de ser nada prático, muitas lojas online enviam pequenos itens em caixas enormes. É um desperdício que reduz a quantidade de carga que um caminhão pode levar, por exemplo. O problema inspirou a 3M a redesenhar o plástico bolha para reduzir a embalagem necessária para enviar itens menores. Envelopes plásticos forrados com plástico bolha […]

Flex & Seal da 3M

Apesar de ser nada prático, muitas lojas online enviam pequenos itens em caixas enormes. É um desperdício que reduz a quantidade de carga que um caminhão pode levar, por exemplo. O problema inspirou a 3M a redesenhar o plástico bolha para reduzir a embalagem necessária para enviar itens menores.

Envelopes plásticos forrados com plástico bolha são boas alternativas para itens pequenos, em vez de caixas de papelão. Mesmo assim, eles estão disponíveis em tamanhos limitados e muitas vezes exigem estofamento ou enchimento adicional para que os objetos colocados no interior não se movimentem enquanto são transportados.

A 3M criou uma alternativa melhor com o Flex & Seal Shipping Rolls (embalagens de envio flexíveis e autosselantes, em tradução livre).

O material é como um envelope de envio acolchoado que vem desmontado. O remetente precisa embalar o seu produto, o que permite criar envelopes acolchoados personalizados que sejam do tamanho ideal. E, além de eliminar o papelão, os flocos de isopor e os sacos infláveis que são enviados com muitos itens, ele também não exige que você se enrole com fita adesiva.

O material é composto por três camadas, incluindo um invólucro exterior difícil de rasgar que é resistente à água, uma camada central com forro de plástico bolha e um revestimento adesivo que se cola somente em si mesmo. Ao embrulhar um objeto é possível criar uma vedação para que não haja risco de que ele escorregue.

O material não resolve as preocupações ambientais. Os plásticos usados são recicláveis (feitos do mesmo material de sacolas de mercado), mas precisam ser processados separadamente dos materiais que a maioria das casas e escritórios recicla diariamente, como garrafas pet.

Portanto, há um inconveniente adicional para as pessoas que querem fazer o descarte de forma responsável. A 3M também recomenda que o material seja usado apenas para enviar objetos que não sejam mais pesados que 1,3 quilo. Isso limita o uso, mas a empresa afirma que 60% dos produtos enviados pesam menos do que isso.

O Flex & Seal não substitui caixas de papelão quando é preciso transportar objetos frágeis, que não podem ser apertados ou dobrados, por exemplo. E se você não se sente seguro ao mandar itens envoltos no plástico bolha, a solução da 3M não ajudará muito também, já que são soluções bem similares. A grande vantagem é a praticidade e o espaço que ele economiza.

Sair da versão mobile