_Tecnologia

4 dicas tecnológicas para uma vida digital melhor em 2022

Que tal aproveitar a chegada do novo ano para adotar novos hábitos digitais? Confira estas resoluções preciosas

Imagem: Unsplash/Reprodução

A chegada de um novo ano vem sempre acompanhado de um momento de reflexão para definir metas e resoluções para o futuro. Para garantir que seu relacionamento com a tecnologia permaneça saudável no próximo ano, é fundamental ser cuidadoso sobre como a usamos no dia a dia.

Por isso, se você ainda não tem nenhuma resolução tecnológica para 2022, confira as dicas abaixo.

1. Faça um upgrade na sua rede doméstica

A emergência da pandemia levou muitos profissionais a trabalhar em casa, o que inclui a realização de inúmeras reuniões em vídeo. Além disso, os jovens também adotaram o ensino à distância, assim como passaram a consumir mais conteúdo online em casa, principalmente via streaming ou nos jogos eletrônicos.

Todo esse consumo doméstico requer não apenas uma conexão robusta, mas também uma rede sem fio para suportar a demanda de vários dispositivos rodando ao mesmo tempo.

De forma geral, especialistas indicam que o roteador Wi-Fi atual seja trocado por um mais novo a cada 3 ou 5 anos. Além de mais seguros, os novos modelos contam com novos padrões de conectividade, que melhoram a velocidade em cada aparelho conectado e utilizam recursos para fazer o gerenciamento do congestionamento da rede.

O uso de repetidores de sinal também pode ajudar a ampliar a cobertura da internet, até mesmo naquele cômodo mais distante do roteador.

2. Invista em um segundo monitor

Se o seu trabalho demanda muitas horas na frente do computador, é importante adquirir um segundo (ou até mesmo um terceiro) monitor.

Segundo pesquisa da Universidade de Utah, uma segunda tela pode aumentar a produtividade em 35%, o que pode economizar 2,5 horas do seu dia no trabalho.

A ideia é utilizar dois monitores para manter vários aplicativos e documentos abertos ao mesmo tempo, proporcionando uma visibilidade máxima, principalmente, se é preciso comparar duas versões de um mesmo documento.

Como as placas de vídeo modernas contêm pelo menos duas entradas, não será difícil conectar um novo monitor ao PC ou notebook.

3. Troque suas senhas

Muita gente mantém uma senha padrão para dezenas de serviços e aplicativos diferentes. Mais do que isso, essa mesma senha não é trocada há meses (ou mesmo anos).

Para manter a segurança dos dados pessoais, aproveite a virada de ano para trocar todas as suas senhas, adotando combinações diferentes para cada serviço.

Uma boa maneira de não esquecer nenhuma delas é utilizar um app de gerenciamento de senhas. Há vários no mercado, como o 1Password, LastPass, Google Password Manager, entre outros.

Aproveite também para habilitar a autenticação em dois fatores, criando uma camada extra de segurança.

4. Faça backup

Por mais que exista iCloud, Google Drive e One Drive, faça backups regulares dos seus arquivos em alguma mídia física, como um HD externo ou pendrives, por exemplo.

Ter uma cópia de segurança de arquivos importantes não deixa você à mercê de uma grande empresa de tecnologia. Além disso, essa abordagem híbrida garante que você sempre terá acesso aos documentos durante uma queda de energia, falhas no serviço da nuvem ou após um ataque hacker.

 

Sair da versão mobile