5 dicas para proteger suas reuniões do Zoom

O enorme crescimento de popularidade durante a pandemia fez aumentar também problemas de segurança. Saiba como evitá-los

Imagem: Gabriel Benois/Unsplash

Com a pandemia e isolamento social, o Zoom se tornou uma das ferramentas mais indispensáveis do dia a dia. Só nos primeiros 4 meses de 2021, o número de usuários da plataforma de videoconferências aumentou mais de 190%.

O enorme crescimento de popularidade fez aumentar também problemas de segurança. Você sabe como manter seu Zoom “blindado” durante reuniões? Pensando nisso, a plataforma criou diversos novos recursos para ajudar você a se proteger. Confira 5 dicas para manter suas reuniões livres de hackers ou usuários mal intencionados.

Proteção por senha

Ao criar uma reunião, o Zoom automaticamente cria uma senha que pode ser adicionada ao link da reunião. A primeira dica é usar essa senha. Assim, apenas quem tiver o código conseguirá ingressar na reunião — o que elimina a possibilidade de pessoas não convidadas entrarem de penetra na videoconferência.

ID aleatório

Ao iniciar ou agendar uma reunião, o painel de opções permite gerar um ID aleatório para a reunião, em vez de usar o pessoal. Para usar o aleatório basta não marcar a opção “Usar ID pessoal de reunião”. É uma maneira de evitar que terceiros acessem as reuniões, caso a equipe do escritório sempre se encontre com o mesmo ID.

Bloqueio da sala

Outro recurso disponível para o anfitrião é o bloqueio sala: funciona como uma porta de sala de reunião, onde o administrador pode simplesmente trancar, evitando, por exemplo, que atrasados entrem após o horário marcado ou até pessoas indesejadas sem convites. Para bloquear uma videochamada, selecione no ícone “Participantes”, depois “Mais” e clique em “Bloquear Opção de reunião”.

Use salas de espera

Ao criar uma reunião, é possível configurar uma sala de espera virtual na qual pessoas vão entrar enquanto esperam para se juntar à chamada principal — uma espécie de “lobby”. Apesar de parecer algo bobo a princípio, esse recurso da segurança ainda maior para o anfitrião, que pode acompanhar de perto quem está ou não esperando para entrar, podendo até recusar alguém da sala, caso ele não seja da lista de convidados.

Compartilhamento de tela

Assim como em outros aplicativos, o Zoom também possui recursos que permitem aos participantes compartilhar suas telas. Para garantir mais segurança às reuniões, um administrador pode restringir quais pessoas podem exibir suas áreas de trabalho, e ainda pode desligar o recurso que permite que múltiplas pessoas façam isso simultaneamente.

 

 

Sair da versão mobile