_Dicas

6 alternativas ao Zoom para fazer videoconferência

O Zoom é o app mais popular para videoconferências, mas tem limitações como o tempo limite de 40 minutos em uma sala. A seguir, apresentamos seis das nossas alternativas favoritas.

Material promocional do Zoom

Crédito: Zoom

Estamos nos ajustando a uma nova maneira de viver, com muito mais conversas em vídeo. O app Zoom tem surfado nessa onda, ele é rápido, simples e consegue colocar muitas pessoas em uma chamada, mesmo que elas não tenham uma conta – apesar disso, as chamadas duram, no máximo, 40 minutos. O aplicativo, no entanto, não é a única opção.

Mesmo que você acabe optando pelo Zoom para reuniões virtuais de trabalho ou para falar com amigos, é uma boa ideia conhecer algumas alternativas, pois elas podem se adequar melhor às suas necessidades – todas permitem que você realize reuniões gratuitas por mais de 40 minutos de duração, por exemplo. A seguir, apresentamos seis das nossas opções favoritas.

Você não precisa, necessariamente, abandonar o Zoom – especialmente agora que eles ajustaram algumas práticas de cibersegurança. Existem razões para que o Zoom tenha se tornado tão popular: ele realmente é simples de usar, é fácil gerenciar ligações com muitos participantes e tem funcionalidades avançadas (como compartilhamento de tela e reuniões agendadas).

Google Duo

O Duo tem sido um aplicativo confiável para videoconferência há algum tempo, embora esteja atrás do Zoom em termos de funcionalidade para conversas em grupo. Além disso, ele é mais exigente com os usuários: é preciso cadastrar o seu número de telefone para começar a usá-lo no celular (embora você possa usar a versão web sem cadastrar o seu número).

Captura de tela: Google Duo

O Google aumentou recentemente o número máximo de participantes em um chat Duo para 12 pessoas. Se isso for o suficiente para você, ele passa a ser uma opção interessante: funciona de forma simples e fácil, a conexão é confiável (auxiliada pelo gerenciamento de banda com inteligência artificial do Google) e tem a possibilidade de deixar mensagens de vídeo pré-gravadas. Ele ainda está atrás do Zoom em áreas como o compartilhamento de tela, no entanto.

Houseparty

Se você quer algo que funcione de forma diferente de praticamente todos os outros aplicativos de bate-papo de vídeo por aí, escolha o Houseparty. Parte do sucesso dele se deve à maneira informal e casual que você pode simplesmente entrar em videoconferências caso seus amigos estiverem online, – daí o nome do aplicativo. Você recebe um alerta quando seus contatos estão ativos e disponíveis, e pode pular entre diferentes salas o quanto quiser.

Captura de tela: Houseparty

Muito prático para estes tempos de distanciamento social, o aplicativo oferece alguns jogos e outros recursos divertidos que você pode usar para passar o tempo com amigos e familiares. Ele é menos formal e organizado do o Zoom ou Skype, por exemplo, e não tem todos os recursos que você precisará para reuniões de trabalho (como senhas), mas é divertido de usar.

Skype

O recurso Meet Now, ou Reunir Agora, tornou o Skype bastante parecido com o Zoom (a função foi lançada em dezembro). Ela permite que você crie reuniões com apenas um link de convite, sem necessidade de criação de contas. Outra funcionalidade que é relativamente nova do Skype e que vale apenas mencionar é a tradução em tempo real: tem suporte para 10 idiomas (incluindo português) e torna a comunicação um pouco mais fácil se comunicar com pessoas de outros países.

Captura de tela: Skype

O Skype sempre foi um aplicativo competente para videoconferência, confiável e repleto de recursos, e é provável que ele cubra tudo que você precisa: compartilhamento de tela, mensagens de texto, compartilhamento de arquivos e assim por diante, sem mencionar a opção de fazer ligações para telefones celulares e telefones fixos também. Além disso, ele se integra perfeitamente com outros aplicativos da Microsoft.

Cisco Webex

Assim como o Zoom e o Skype, o Webex parece ter foco em negócios e reuniões de trabalho, mas não é bem assim. Isso significa que ele tem recursos pagos, embora o plano gratuito lhe dê um generoso limite de 100 pessoas e reuniões por tempo ilimitado.

Também significa muitos recursos mais avançados, como quadros brancos, integrações de calendário, pesquisas de opinião, opções de mensagens de texto privadas, e assim por diante… Tudo que seus colegas de trabalho possam querer, mas seus amigos e familiares provavelmente não precisam.

Captura de tela: Cisco Webex

Assim como no Zoom, você pode pagar um plano mensal (a partir de US$ 13,50) para obter funções extras, como gravação de reuniões, armazenamento na nuvem, transcrições automáticas, gerenciamento de usuários para sua equipe de trabalho, e assim por diante. Talvez seja o concorrente mais próximo do Zoom em termos de aparência e características, mas ainda não alcançou a mesma popularidade entre usuários que buscam opções de lazer.

Facebook Messenger

O Facebook nunca perde uma tendência de redes sociais – até por isso incluiu o formato de Stories inspirados no Snapchat em vários de seus apps. O Messenger Rooms é mais uma dessas tentativas de surfar numa onda que está em alta – ele pode ser acessado por meio do app do Facebook e do Messenger e permite convidar até 50 pessoas para uma chamada, mesmo que não tenham uma conta no Facebook.

Captura de tela: Messenger Rooms

A função se junta ao recém reformulado app do desktop do Messenger para Windows e macOS. Aparentemente, em um futuro breve será possível iniciar um Messenger Rooms a partir do Instagram e do WhatsApp também. As chamadas são simples e fáceis de navegar entre as pessoas, todas na mesma sala de vídeo, seja pelo celular ou pelo desktop, o que nos lembra muito de outro aplicativo de videoconferência que começa com Z.

Apple FaceTime

A insistência da Apple em seguir seu próprio caminho com mensagens tem seus benefícios, mas eles não contam muito quando se trata de chats por vídeo com todos do seu círculo social e profissional. A menos que absolutamente todas as pessoas que você conheça um iPhone ou um Mac, o FaceTime não será uma opção viável para chats de vídeo em grupo, apesar de ter muitos recursos.

Captura de tela: Apple FaceTime

Ele é simples e direto de se usar e há até alguns filtros e efeitos para se brincar (incluindo o suporte ao Memoji). Os chats de vídeo são criptografados de ponta-a-ponta, o que não é o caso de todos os apps que citamos aqui. Além disso, há integração entre o seu celular e o seu computador – desde que você use iPhone e Mac.

Sair da versão mobile