_Cibersegurança

Seis aplicativos para deixar seu smartphone mais seguro

Nossos smartphones carregam nosso mundo inteiro; contatos, mensagens, informação de pagamentos e a coleção musical. Então, vale a pena deixá-lo mais seguro

Para muitos de nós, os nossos smartphones carregam nosso mundo inteiro; contatos, mensagens, informação de pagamentos e uma eclética coleção musical. É difícil exagerar na importância de manter tudo em segurança. Certos aplicativos podem ajudar bastante, protegendo seus dados e deixando suas comunicações mais seguras. Aqui vão seis que vale a pena instalar.

1) Para organizar todas as suas senhas – LastPass (iOS e Android)

Imagem: LastPass

Nessas épocas cheias de senhas, ter um aplicativo para organizar seus detalhes de login para você pode fazer uma diferença significativa na produtividade e segurança. Eis o LastPass, que pode seguramente armazenar senhas, perfis de compra, dados pessoais e mais.

Tudo o que você precisa lembrar é a única senha do LastPass, e se você estiver com problemas para criar novas senhas ele vem com um gerador de passwords incluso. Além de funcionar no Android e iOS, o LastPass também funciona no Windows, MacOS e Linux, para que você possa manter suas senhas seguras em todas as plataformas. Um plano premium pago está disponível se você precisa dividir o serviço LastPass com outros membros da sua família.

2) Para manter suas conversas seguras – Signal (iOS e Android)

Imagem: Signal

Signal o nosso aplicativo preferido quando se trata de criptografar mensagens, leva a segurança mais a sério que alguns de seus rivais mais conhecidos, além de trazer todas as funções essenciais que você precisa: conversa em grupo, ligações VoIP e muito mais.
Especialmente, também funciona com criptografia de um lado ao outro, o que quer dizer que a única pessoa que pode ler o que você escreve é quem recebe a mensagem. Então bisbilhoteiros não podem ver o que você mandou, nem mesmo os funcionários do Signal. Além do mais, ele é leve e fácil de usar, apesar de só funcionar com outros usuários do Signal. Então você vai precisar convencer seus amigos a usar ele também.

3) Para navegar tranquilo no Android – Orbot (Android)

Imagem: Orbot

Você tem seus motivos para visitar os sites que visita, e talvez você queira manter esses motivos, e suas atividades de navegação, em segredo. Orbot dá o poder da navegação e comunicação anônima para o seu dispositivo Androir, usando a tecnologia open source Tor para assegurar que os uns e zeros que você envia estão criptografados, anônimos e espalhados pelo mundo inteiro.

O Orbot fica por trás de outros aplicativos, como o Facebook e o navegador do telefone, e transforma em anônimos os dados transmitidos. Você pode configurar o Tor para acessar aplicativo por aplicativo se tem alguns aplicativos que deixam você mais paranoico que outros, bom para quando você precisa mais de velocidade do que segurança. Apesar de algumas das funcionalidades estarem escondidas, o Orbot em si é direto e relativamente fácil de usar.

4) Para navegar tranquilo no iOS – Onion Browser (iOS)

Imagem: Onion Browser

Os fãs da Apple também tem chance de navegar usando o Tor. Para quem usa o iPad ou o iPhone, uma das melhores (mais antigas) opções para navegar com o Tor é o Onion Browser. O que ele falha na estética do seu design ele compensa em camadas extra de segurança, diferente do browser nativo do iOS, além de recentemente estar disponível gratuitamente na App Store.

Assim como o Orbot (acima), o Onion Browser mantém sua navegação criptografada, anônima e muito difícil de ser rastreada, apesar de nesse caso a conexão ser limitada ao navegador ao invés de funcionar no sistema todo. Uma versão com um visual renovado também está em desenvolvimento, para que você consiga navegar anonimamente no seu iPhone sem ter que olhar para uma tela tão horrorosa.

5) Para manter seu celular seguro no Wi-Fi público – Opera VPN (iOS e Android)

Imagem: Opera

Se você quer manter não só o seu navegador e aplicativos específicos seguros no seu celular, então você precisa de um VPN (Virtual Private Network). VPNs mantém seguros todos os dados que entram e saem do seu dispositivo (com o custo de deixar a transmissão de dados mais devagar). Isso impede que pessoas vejam seus dados e invadam seu dispositivo. VPNs são especialmente úteis se você está em uma rede pública onde a segurança deixa bastante a desejar, como sua cafeteria preferida.
Alguns aplicativos VPN móveis não são confiáveis ou difíceis de usar, mas o Opera VPN é diferente, e ele também é gratuito. O aplicativo não apenas ajuda a manter você seguro online, mas também bloqueia rastreadores de publicidade (e acusa suas ações) além de mudar a sua região de acesso.

6) Para deletar seguramente arquivos no Android – CCleaner (Android)

Imagem: Screenshot

O Android pode ter um péssimo hábito de criar muitos arquivos inúteis que consomem seu precioso espaço de armazenamento. CCleaner, um dos nossos aplicativos de limpeza de computador preferidos agora está disponível para dispositivos Androir, então você não tem mais desculpa em manter os dados inúteis e aplicativos que não usa mais no seu celular. Faça o upgrade para a versão premium para ter a opção de agendar limpezas com antecedência.

Em termos de segurança e proteção do seu celular, o maior benefício do CCleaner é limpar seus arquivos em cache, histórico de navegação e arquivos baixados que você não quer que outras pessoas vejam. Agora você pode finalmente remover permanentemente aquela foto vergonhosa do seu celular.

Imagem do topo: Alex Cranz/Gizmodo

Sair da versão mobile