_Curiosidades

6 construções que estão camufladas no meio da paisagem

Camuflagem militar é usada para diversos fins – esconder navios e até mesmo cidades inteiras. Mas existem algumas formas menos explícitas de camuflagem em larga escala por aí – como a arquitetônica, que varia de esconder prédios embaixo da terra plana a camuflá-los em espelhos. A maior parte dos projetos a seguir foram retirados do […]

Camuflagem militar é usada para diversos fins – esconder navios e até mesmo cidades inteiras. Mas existem algumas formas menos explícitas de camuflagem em larga escala por aí – como a arquitetônica, que varia de esconder prédios embaixo da terra plana a camuflá-los em espelhos.

A maior parte dos projetos a seguir foram retirados do banco de dados do Architizer, que atualmente é palco do segundo Architizer A+ Awards – que permite a 200 jurados (e à internet) escolherem os melhores designs do ano.


Casa Aloni, por decaArchitecture

Na Ilha Antiparos, na Grécia, moradores locais construíram cadas durante milhares de anos usando muros de terra batida. Esta casa contemporânea feita pela decaArchitecture não é diferente: está suspensa entre duas curvas naturais da topografia da ilha, o que faz com que ela seja invisível caso você não saiba para onde olhar.


Sauna Cadyville, por Dan Hisel

O arquiteto Dan Hisel projetou esta pequena sauna no Rio Saranac, no norte do estado de Nova York, nos Estados Unidos. A estrutura de madeira é quase que completamente coberta por espelhos – o que dificulta a sua identificação, suspensa acima do rio, a não ser que alguma das janelas esteja iluminada. “Esta superfície e, por extensão, a construção como um todo, se perde no cenário da mesma forma como o cenário se perde na sauna,” explicou Hisel.


Phillip Island House, por Denton Corker Marshall

Esta casa na costa de Melbourne é praticamente indetectável do chão – apenas pelo ar é possível perceber a sua existência. O conceito foi feito pelos arquitetos australianos Denton Corker Marshall, em 1983.


Ispilu Ainguratua por Robert La Tour d’Affaur

Este banheiro público – em São Sebastião, na Espanha – reflete o terreno do país Basco ao seu redor, graças à fachada com painéis espelhados. Foi projetado por Robert La Tour d’Affaur.


Tree Snakes House, de Luís Rebelo de Andrade

O arquiteto português Luís Rebelo de Andrade fez sua carreira projetando prédios que são imperceptíveis na paisagem natural – como a Tree Snakes House. Sobre o projeto, Andrade explicou o seguinte ao Architizer:

Não queríamos que você pudesse ver os prédios, então usamos materiais escuros da região, considerando que o parque é bem escuro e tem muito material escuro. Assim, cobrimos a casa. Você não consegue encontrá-la no seu novo lugar e, às vezes, se surpreende: “Oh, tem uma casa ali!”

 


Hidden House por Teatum+Teatum

Durante o dia, a fachada desta casa britânica é imponentemente branca – é até mesmo incorporada com partículas de carboneto de sílica, um material de alto desempenho usado para proteger mísseis nucleares e construir eletrônicos. Durante a noite, porém, a Hidden House tem uma porta giratória e um padrão baseado em imagem pixelizada de chuva em uma janela – e a casa se torna uma espécie de farol.

Sair da versão mobile