6 funções escondidas do Google Docs que você não sabia que precisava

Aí vão algumas dicas simples de como aproveitar melhor o editor de textos em nuvem do Google

O Google Docs está longe de ser um simples editor de texto que salva tudo na nuvem. Existem várias funcionalidades desconhecidas de boa parte dos usuários que podem facilitar muito sua vida.

whatsapp invite banner

Este texto do site The Next Web listou algumas dessas ferramentas escondidas. Confira abaixo as mais legais.

1.Transcreva áudios

O Docs é capaz de traduzir áudio para texto com certa facilidade. Para usar essa função, basta fazer o seguinte:

  1. Conecte um microfone ao computador;
  2. Abra um novo arquivo no Google Docs pelo Google Chrome;
  3. Clique em “Ferramentas”, “Digitação por Voz”;
  4. Clique no ícone do microfone e comece a ditar o texto, de forma clara e em ritmo normal;
  5. Para terminar a gravação, clique no ícone do microfone.

2. Use o Google Docs offline

O Google Docs tem uma extensão exclusiva para o Google Chrome, chamada Documentos Google off-line, que permite trabalhar com documentos, planilhas e apresentações sem estar conectado à internet. Para acessá-la é simples:

  1. Acesse o Google Docs e abra o documento desejado;
  2. Clique em “Arquivo”, “Ativar acesso offline”.

3. Reação com emojis

Às vezes, apenas um emoji pode traduzir o que você está pensando na hora de fazer um comentário em um texto do Docs. Veja como fazer:

1. Realce a palavra, frase ou parágrafo desejado.
2. Clique no ícone emoji à direita (abaixo do ícone de comentário).
3. Escolha o emoji na lista exibida.

4. Crie seu próprio dicionário

Faça seu próprio dicionário com as palavras mais comumente usadas por você e facilite sua vida. Os passos são:

  1. Abra o documento do Google Docs;
  2. Clique em “Ferramentas”, “Ortografia”, “Dicionário pessoal”;
  3. No campo “Adicionar uma nova palavra”, digite a palavra que você deseja incluir no dicionário do Google Docs;
  4. Clique em “OK”;
  5. Repita para cada nova palavra que deseja adicionar.

5. Crie tabelas

Você tem dificuldade em criar tabelas do zero? Existe um recurso que permite que você use tabelas pré-prontas. Faça o seguinte:

1.Clique em Inserir > Tabela > Modelos de tabela.
2.Escolha entre os tipos de tabela disponíveis para cada aplicação.

6. Traduzir documento

O Google Tradutor é outro produto da empresa que está integrado ao Docs – o que pode te poupar uns bons minutos copiando e colando o texto em uma janela do Chrome.

1. Acesse o menu “Ferramentas”
2. Pressione “Traduzir documento”
3. Selecione um idioma de tradução. Tá pronto!

 

 

 

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas