_Android

6 novos recursos chegam ao Android em breve. Veja quais

Lista inclui novos widgets, recursos de privacidade e a possibilidade de combinar emojis

6 novos recursos chegam ao Android em breve

Nesta quarta-feira (1), o Google anunciou que pretende lançar uma série de novos recursos para smartphones Android. Na lista, estão novos widgets, uma nova grade de imagens para Google Fotos, além de uma atualização que promete garantir maior privacidade para os usuários. Aqui estão as novidades que devem desembarcar ainda em 2021.

1. Novos widgets

O Google pretende lançar três novos widgets para a tela inicial dos aparelhos Android.

O primeiro deles é o “Google Play Livros”, que facilita o acesso à biblioteca de livros do usuário, assim como o progresso na escuta de audiobooks.

Já com o novo widget do “YouTube Music”, o usuário poderá controlar pela tela inicial a reprodução de faixas musicais.

Tem ainda a atualização do “Google Fotos”, que permitirá escolher fotos de familiares e de animais de estimação para colocá-los em uma moldura na tela inicial do aparelho.

2. Lembranças de datas comemorativas

 

Aproveitando esse clima de final de ano, o Google pretende disponibilizar um novo recurso para o app Google Fotos. Sua nova grade terá uma série de imagens e vídeos de feriados e outras datas comemorativas.

A curadoria leva em consideração aniversários, réveillon, formaturas, entre outros. O usuário poderá renomear, personalizar ou até mesmo remover essa grade.

3. Family Bell

Para lembrar os usuários sobre compromissos importantes, como buscar o filho na escola, ir para a academia ou ir para a cama na hora marcada, o Google anunciou o “Family Bell”.

O sistema permite editar e personalizar os lembretes, com o som de alerta sendo reproduzido no celular, caixas de som ou telas inteligentes.

4. Mais privacidade

O Android passará a redefinir automaticamente as permissões de aplicativos pouco usados.

Sabe aquele jogo que você baixou há meses e não usa há um bom tempo? O Android desativará as permissões que permitem que o app acesse dados de armazenamento, câmera e contato, por exemplo.

Para reativar as permissões, o usuário precisa apenas abrir o aplicativo novamente ou ativá-las por meio do menu de configurações. A novidade estará disponível em aparelhos que rodam o Android 6.0 ou superior.

5. Emoji Kitchen

O teclado do Google também receberá um novo recurso, o “Emoji Kitchen”, que permite combinar diferentes emojis para transformá-los em adesivos. Se você gosta de pets, por exemplo, é possível combinar o emoji de apaixonado com o do cachorro para criar um adesivo de um “cachorro apaixonado”.

6. Android Auto

Os usuários de aparelhos Pixel 6, Pixel 6 Pro (não disponíveis no Brasil) e Samsung Galaxy S21 de alguns países poderão utilizar em breve os smartphones como uma chave de carro para veículos BMW compatíveis. De acordo com o Google, o novo recurso do Android Auto estará disponível em todos os veículos BMW 2020 e 2022.

Além disso, o Android Auto passará a ter uma interface amigável para carros, que é iniciada automaticamente quando um telefone Android é conectado ao veículo. Entre eles, está um novo botão de reprodução na tela inicial, um ícone de pesquisa de músicas e novas opções de respostas inteligentes para mensagens de texto.

É válido ressaltar que todas essas novidades serão lançadas aos poucos, ao longo das próximas semanas. A disponibilidade pode variar em cada país e versão do sistema Android.

Sair da versão mobile