_

8 Mitos sobre o pouso lunar detonados

Quarenta anos após o astronauta americano Neil Armstrong se tornar o primeiro humano a colocar o pé na Lua, várias teóricos da conspiração ainda insistem que a Apolo 11 foi uma mentirinha super elaborada. Sombras estranhas, fotos que parecem ter sido tiradas por terceiros, vento no vácuo... Tudo parece estranho. Mas assim como o funcionamento de um microondas é estranho (tipo você coloca o hot pocket e sai quente. Mágico!), há uma explicação científica para todas essas coisas. Aproveitando o aniversário da conquista (tem bandeira fincada, é conquista) lunar, a National Geographic explica porque os idiotas céticos são idiotas idiotas. Selecionamos os melhores momentos.

Você pode dizer que a missão Apolo foi falsa porque… A bandeira americana parece estar batendo como numa "brisa" nos vídeos e fotografias supostamente feitas na superfície sem ar da lua.

A verdade é que… "No vídeo você vê a bandeira se mexendo porque o astronauta acabou de coloca-la lá, e a inércia de quando ele a soltou a manteve se mexendo", disse o historiador de voos espaciais Roger Launius, do Smithsonian’s National Air and Space Museum em Washington D.C.

Os astronautas também dobram acidentalmente os mastros horizontais segurando a bandeira várias vezes, criando a aparência de uma bandeira tremendo nas fotos. (Fotos do pouso da Apollo 11 na lua)

Neil Armstrong e o módulo lunar Eagles são refletidos no visor de Buzz Aldrin em uma das imagens mais famosas tiradas durante o pouso lunar em julho de 1969.

Você pode dizer que a missão Apolo foi falsa porque…   Só dois astronautas andaram na lua, um por vez. Mesmo assim nas fotografias como esta os dois estão visiveis, não há sinal de uma câmera. Então quem tirou a foto?

A verdade é que… As câmeras eram montadas nos peitos dos astronautas, diz o astrônomo Phil Plait, autor do blog ganhador de prêmios Bad Astronomy e presidente da James Randi Educational Foundation. Na foto acima, Plait diz " Você pode ver que os braços [do Neil] estão meio na altura do peito. É aonde a câmera está, ele não estava a segurando em seu visor.

O Módulo lunar de aterrisagem chamada de Eagle está descansando tranquilamente na superfície lunar em uma foto tirada poucas horas depois da aterrisagem na lua em 16 de julho de 1969.

Você pode dizer que a missão Apolo foi falsa porque…   O módulo é mostrado parado em um solo relativamente reto e estável. De acordo com os céticos, a descida do módulo deveria ter sido acompanhada por uma grande nuvem de poeira e teria formado uma cratera notável.

A verdade é que… Os motores do módulo foram revertidos um pouco antes da aterrisagem, e não ficou suspenso o suficiente para formar uma cratera ou fazer voar muita poeira, Launius disse. "Filmes de ficção retratam um grande jato de fogo saindo [das espaçonaves] enquanto pousam, mas não foi assim que fizeram na lua" ele adicionou. "Não é o jeito que eles fariam agora, ou em qualquer momento do futuro".

Vocês podem conferir mais fatos desmitificados no site da National Geographic

Sair da versão mobile