_Tecnologia

81% da população brasileira acessou a internet em 2021, revela pesquisa

Pesquisa ainda constatou que a televisão é o eletrônico mais usado, atrás apenas do celular. Veja os destaques

Imagem: Reprodução/Unsplash

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 81% da população brasileira acessou a internet em 2021.

Na pesquisa anterior, feita de 2020, os números foram semelhantes. Só que, por conta da pandemia de Covid-19, as informações foram coletadas por telefone.

Agora que a pesquisa voltou a ser feita pessoalmente, os pesquisadores do Cetic.br explicam que o ideal é comparar os novos resultados com a edição de 2019, também feita de forma presencial. Assim, é possível dizer o grupo de usuários de internet no país cresceu 7 pontos percentuais em dois anos.

Outro ponto que chamou a atenção é a televisão ter se isolado como o 2º dispositivo mais utilizado nos lares brasileiros, atrás apenas do telefone celular.

Veja abaixo outros destaques da pesquisa TIC Domicílios 2021.

  • 1/3 dos mais pobres não tem acesso à internet;
  • Acesso à internet na zona rural passou de 53% para 73% ;
  • 50% dos brasileiros têm TV conectada à internet;
  • Faixa etária mais conectada é a de pessoas entre 16 e 24 anos;
  • Regiões sul, norte e centro-oeste têm os maiores índices de uso de internet no Brasil;
  • 46% dos usuários compraram produtos e serviços pela internet;
  • 70% dos usuários recorreram à internet para buscar informações ou serviços públicos.

O levantamento foi produzido pelo Cetic.br a partir de entrevistas feitas em 23.950 domicílios entre outubro de 2021 e março de 2022.

Segundo a TIC Domicílios, 46% dos usuários de internet no Brasil compraram produtos e serviços pela internet em 2021. Em 2019, o índice havia sido de 39%.

A pesquisa revela ainda que 70% dos usuários recorreram à internet para buscar informações ou serviços públicos em 2021. O total representa 93,4 milhões de pessoas.

 

Sair da versão mobile