Um número impressionante de 94,2% dos adultos na Inglaterra têm anticorpos contra a Covid-19, de acordo com um novo relatório do Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido. Aproximadamente 80,7% da população da Inglaterra foi totalmente vacinada, sugerindo que o restante adquiriu anticorpos por infecção natural com o coronavírus.

É importante destacar que a variante Delta se espalha entre os que têm anticorpos.

Ainda assim, o relatório é uma ótima notícia para o país, que registrou aumento nas taxas de infecção por Covid-19, com cerca de 25 mil por dia. As mortes permaneceram baixas, com uma média de 81 fatalidades diárias.

De forma mais ampla, o Reino Unido também observou um aumento nos anticorpos entre os adultos, com 93,2% no País de Gales, 89,1% na Irlanda do Norte e 93,5% na Escócia, de acordo com o Office of National Statistics. Novamente, parte disso é devido às altas taxas de vacinação e parte disso é por infecção natural.

O Reino Unido foi uma das regiões mais atingidas pelo coronavírus, com mais de 6,36 milhões de casos e mais de 131 mil mortes desde o início da pandemia.

O novo relatório do Reino Unido deve animar as pessoas que estão ansiosas para deixar a pandemia para trás. Vale lembrar que a Inglaterra está aberta desde o “Dia da Liberdade” em 19 de julho.

“Nos quatro países do Reino Unido, a porcentagem estimada de adultos com idade entre 25 e 34 anos que receberam uma ou mais doses do imunizante variou entre 82,3% e 90,1% – isso aumentou drasticamente desde o final de maio,” disse o Escritório de Estatísticas Nacionais em um comunicado esta semana.

“Um aumento semelhante pode ser visto para aqueles com idade entre 16 e 24 anos em todo o Reino Unido desde junho, com cerca de 51,3% e 56,6% das pessoas tendo recebido pelo menos uma dose da vacina do coronavírus na semana que começou em 26 de julho de 2021″, segundo o relatório.

A vacina Moderna foi aprovada no Reino Unido para crianças a partir dos 12 anos apenas esta semana, enquanto a vacina da Pfizer foi recomendada para essa faixa etária há algumas semanas. Crianças menores de 12 anos ainda não são elegíveis para qualquer vacina da Covid-19 no Reino Unido, assim como nos EUA.

A maioria dos adultos no Reino Unido foi vacinada com a dose da AstraZeneca, que se baseia em tecnologia de imunizante mais antiga e não inclui a plataforma de mRNA da Pfizer e Moderna. Mas isso será bom para adultos britânicos a longo prazo, já que um novo estudo mostrou que, embora a Pfizer funcionasse melhor do que a AstraZeneca por algumas semanas, a eficácia da Pfizer diminui com o tempo e as duas funcionam quase da mesma forma, de acordo com a BBC.

Assine a newsletter do Gizmodo

Para ser claro, todas as vacinas aprovadas pela agência reguladora norte-americana (FDA) [e pela Anvisa no Brasil] mostraram ser eficazes contra a Covid-19, até mesmo contra a variante Delta, que é altamente contagiosa. Portanto, se você ainda não foi vacinado, faça com que isso aconteça o mais rápido possível.