O Waze é um dos principais serviços de navegação curva-a-curva, oferecendo informações precisas obtidas por crowdsourcing. Esta semana, ele ganhou um SDK para se integrar a outros aplicativos, algo que o 99Taxis está aproveitando.

Os taxistas irão receber atualizações em tempo real para as rotas, ajudando-os a se tornarem mais eficientes. Recursos do Waze – navegação, rotas e tempo estimado de chegada – serão integrados ao 99Taxis usado pelo motorista.

Nessa parceria, espera-se que todos saiam ganhando: o 99Taxis usa um mapeamento melhor, o que significa viagens mais rápidas e clientes mais satisfeitos; e o Waze recebe mais usuários, que alimentam seus dados de tráfego por crowdsourcing.

O 99Taxis também ganhou outras novidades. Se você inserir o destino, ele estima o valor da corrida – assim como no Uber – e o horário de chegada:

99taxis e estiamtiva

E se você encontrar um taxista do 99Taxis, basta informar seu número de celular e a corrida passa a ser feita pelo aplicativo – assim você pode pagar no app e também avaliar o serviço.

O Waze Transport SDK foi lançado com seis parceiros globais: Lyft (concorrente do Uber nos EUA), Cabify (concorrente do Uber na Espanha, Chile, Peru, México e Colômbia), Cornershop (entrega comida no México e Chile), JustPark (para encontrar vagas de estacionamento no Reino Unido), Genesis Pulse (para motoristas de ambulância) e 99Taxis.

O Google comprou o Waze por mais de US$ 1 bilhão em 2013, e prometeu mantê-lo independente. Desde então, eles adicionaram relatos de acidentes do Waze ao Google Maps.

[Waze Blog via Wall Street Journal; @o_gobbi]