As novidades da versão beta do Android 11

Algumas funcionalidades da versão beta do Android 11 foram reveladas nesta quarta-feira, em um formato diferente: em vez de transmissão ao vivo, a companhia decidiu compartilhar uma série de vídeos e recursos online.
Tela do Android 11
Crédito: Gizmodo

Algumas funcionalidades da versão beta do Android 11 foram reveladas nesta quarta-feira (10), em um formato diferente: em vez de transmissão ao vivo, a companhia decidiu compartilhar uma série de vídeos e recursos online.

O Google tinha programado um anúncio com novidades do Android 11 para 3 de junho, mas adiou o evento à luz dos protestos que tomaram os Estados Unidos e algumas partes do mundo pela morte de George Floyd.

Notificações para aplicativos de mensagens

O Android 11 vai agrupar os aplicativos de mensagens na barra de notificações, facilitando que você separe avisos de apps em geral e de apps de conversas. Segundo o Google, “isso tornará mais fácil visualizar, responder e gerenciar suas conversas num só lugar”.

Será possível também marcar conversas como prioridade, o que fará com que elas sejam destacadas e exibidas no tela de bloqueio mesmo quando a opção “Não Perturbe” estiver ativada.

Outra modificação em relação aos aplicativos de mensagens são os chamados Bubbles. Na barra de notificações você poderá abrir um Bubble para acessar a conversa sem ter que alternar entre a tarefa atual e o aplicativo de mensagens. A descrição do recurso se parece bastante com os ícones de conversa do Messenger, do Facebook, que ficam flutuando nos cantos da tela.

Botão liga/desliga como atalho

O Android 11 também terá recursos específicos para dispositivos conectados como lâmpadas, termostatos ou fechaduras inteligentes. Ao pressionar o botão liga/desliga de forma prolongada, serão abertos controles para esses aparelhos.

A companhia quer transformar esse menu do botão liga/desliga em uma espécie de “bolso”, com carteira digital, chaves e outros recursos. Por isso, ele também apresentará outras informações como métodos de pagamento com o Google Pay ou cartões de embarque.

Controles de mídia

Ainda em dispositivos conectados, a companhia anunciou que os controles de mídia do Android 11 serão refinados para que você consiga controlar o dispositivo em que o conteúdo de áudio ou vídeo está sendo reproduzido. A ideia é alternar a mídia reproduzida entre os dispositivos rapidamente, trocando do fone de ouvido para alto-falantes ou para a TV (com Chromecast ou Android TV), por exemplo.

Privacidade

O Google redesenhou parte dos controles de privacidade do Android, oferecendo mais opções para os usuários. Será possível autorizar acesso a determinados recursos para uma única utilização – aplicativos poderão acessar sensores como microfone, câmera ou local somente uma vez e depois precisarão pedir uma nova autorização.

Se você ficar sem abrir um app por um bom tempo, as permissões associadas serão redefinidas e você receberá uma notificação sobre isso. A próxima vez que utilizar o aplicativo, poderá conceder as permissões novamente.

A versão beta do Android 11 estará disponível nos smartphones Pixel 2 em diante a partir de hoje. Nas próximas semanas, o programa beta incluirá outros aparelhos.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas