Uma das ferramentas mais úteis do Windows 10 deixou de funcionar com a última atualização

A Microsoft teve bastante trabalho para corrigir bugs em suas duas últimas atualizações do Windows 10, mas seu último update sumiu com a ferramenta Novo Início, que permite resetar o PC sem perder arquivos pessoais.
Menu iniciar do Windows 10
Captura de tela: Microsoft

A Microsoft teve bastante trabalho para corrigir bugs em suas duas últimas atualizações do Windows 10. Muitos usuários, inclusive eu, se mantiveram na versão 1809 por mais tempo do que o esperado, justamente por causa dos problemas da versão 1903. Um dos erros, por exemplo, impedia que usuários atualizassem para a versão 1903 se tivessem um dispositivo USB ou cartão SD conectado ao PC. Outro bug afetava o Microsoft Game Bar.

A maioria desses problemas já foi resolvida e a versão 1903 está bastante estável – o que é uma boa notícia, já que provavelmente você irá preferir permanecer nela por enquanto. A versão 2004, que foi lançada no final de maio, trouxe de volta uma série de bugs que aparentemente vão demorar para ser corrigidos.

Um desses problemas quebrou a funcionalidade Novo Início (Fresh Start), que permitia reinstalar o Windows 10 sem perder nenhum arquivo pessoal. A funcionalidade é a melhor opção para resetar o Windows 10 para as configurações de fábrica, porque não reinstala os programas inúteis que as fabricantes geralmente incluem em seus PCs.

Os usuários do programa Windows Insider estão relatando problemas na ferramenta Novo Início pelos últimos oito meses, segundo o Techdows. Mesmo assim, a Microsoft ainda não reconheceu publicamente o problema – ele não está listado no site da companhia como um erro conhecido. O Gizmodo entrou em contato com a Microsoft para comentários, mas ainda não recebeu respostas. Atualizaremos a publicação quando/se tivermos um retorno.

Página do Novo Início no Windows 10Essa é a página do Novo Início no Windows 10, versão 1903. Captura de tela: Joanna Nelius/Gizmodo

Para acessar a funcionalidade de Novo Início na versão 2004, os usuários do Windows 10 devem ir até as Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender > Desempenho e integridade do dispositivo.

Mas de acordo com os usuários do Windows Insider, não há o botão “Começar” nessa última versão, apenas a opção para clicar em “Informações adicionais”. Clicando nisso, a pessoa é levada para uma página web sobre a funcionalidade. Parece que o problema é o botão que desapareceu, mas esse link colabora com a confusão.

A aba de Atualização do Windows no meu PC lista a versão 2004, mas aparentemente o meu dispositivo não é compatível com esse update no momento. De acordo com o blog do Windows, a Microsoft está “inicialmente limitando a disponibilidade para […] dispositivos rodando o Windows 10 nas versões 1903 e 1909 que procuram a atualização pelo Windows Update”. Eu tenho a versão 1903 e a nova versão não está disponível para mim. Não está claro por que o meu PC é incompatível com a atualização neste momento.

Mas tudo bem, eu não quero atualizar mesmo. Além do sumiço do botão “Começar” na função Novo Início, outros problemas com a versão 2004 incluem: taxa de atualização variável de tela não funcionando como o esperado em dispositivos com Intel iGPU; dificuldade de conectar mais de um dispositivo Bluetooth; erro de parada ao plugar ou desplugar um dock Thunderbolt e um problema com drivers mais antigos de placas de vídeo Nvidia.

É bastante coisa. A expectativa é que a Microsoft consiga resolver esses problemas para que possamos atualizar sem nos preocuparmos com funcionalidades quebradas.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas