Como se já não tivéssemos criptomoedas os suficientes, na sexta-feira (06) uma nova moeda inspirada em O Senhor dos Anéis entrou no mercado.

Mas isso não é a coisa mais estranha sobre “JRR Token” (não confunda com o autor J.R.R. Tolkien), a criptografia que se identifica como “um token que governa todos eles” – com referência da obra – Billy Boyd, o ator que interpretou Pippin Took no longa de Peter Jackson, fez um vídeo promovendo a criptomoeda.

No início desta semana, a empresa postou um vídeo em que Boyd elogia a criptomoeda.

O artista foi pago para fazer o vídeo por meio do Cameo, a plataforma que permite que pessoas paguem celebridades para enviar mensagens de vídeo, chamadas de vídeo e escrever mensagens diretas. Até o momento da publicação, o vídeo de Boyd foi visto mais de 198.000 vezes no Twitter do JRR Token.

Isso é um impacto muito grande, considerando que eles pagaram apenas $ 145 (algo em torno de R$760) pelo vídeo, que é a taxa de Boyd em sua página no Cameo.

Embora Boyd não diga explicitamente às pessoas para comprarem a criptografia do vídeo – na verdade, parece que está lendo um script que enviaram para ele – o ator diz que a moeda estará disponível por muito tempo e acrescenta que o token JRR irá “para a lua”, o que no mundo criptográfico significa que o preço da moeda vai subir. Não tenho certeza se Boyd conhece a referência específica.

“Agora, estou aqui para dizer que JRR foi criado com a intenção de ter uma criptografia estável e sustentável que seria adotada por espíritos aventureiros em todos os lugares”, disse Boyd. “Eu acho que eles estão indo para a Lua. Lá e de volta outra vez.”

A resposta no Twitter à mensagem de Boyd não foi o que esperavam, para dizer o mínimo.

Alguns chamaram de “uma vergonha e fraude”. O vídeo acabou sendo excluído.

JRR Token vem se preparando para o lançamento nos últimos meses, de acordo com seu site e atividade nas redes sociais. Parece ser mais uma moeda de hype, como as dezenas criadas diariamente inspirada em memes e piadas por desenvolvedores que prometem grandes retornos.

Fazer moedas exageradas é fácil e rápido, como explicado pelo New York Times. No entanto, a maioria delas perde o valor após algumas semanas.

Assine a newsletter do Gizmodo

O que é preocupante neste caso, porém, é que os criadores do JRR Token conseguiram uma figura bem conhecida na comunidade do Senhor dos Anéis para endossar sua pirâmide. Mesmo que a recepção não tenha sido ótima, algumas pessoas podem realmente acreditar no que Boyd está dizendo e investir seu dinheiro no JRR Token, que já está disponível.