A Adobe mostrou na Max conference, realizada na noite de ontem, um recurso experimental de câmera  chamado Monument Mode. O nome não diz muito, mas a funcionalidade é daquelas que você sempre quis. Ela permite remover pessoas numa foto em tempo real durante aquela sua tentativa de registrar algum ponto turístico. Tudo isso como se fosse um truque de mágica.

Remover pessoas de uma foto não é, necessariamente, uma novidade, pois é possível fazer isso com o Photoshop, se você tiver múltiplas imagens do local. Porém, essa novidade consiste em um recurso em tempo real para câmeras de smartphone e que acaba com a necessidade do processamento posterior da imagem. 

Detalhes de como funciona o Monument Mode são escassos. Só sabemos que a funcionalidade usa novos algoritmos que diferenciam objetos parados e em movimento. Dá para ter uma noção disso a partir da demonstração feita por Ashutosh Jagadish Sharma, da Adobe. Basicamente, o software capta a cena por um tempo e remove os objetos que estão se movendo.

É importante ressaltar que isso é uma tecnologia ainda em desenvolvimento. Então, não é garantia de que se tornará algo disponível para os consumidores. Estamos na torcida para que chegue o mais rápido possível.