Maurício de Sousa é um cara bem bacana. E esperto. Criou a Turma da Mônica no final da década de 1950 e em torno dela, um império, sem perder a mão mesmo meio século depois; suas historinhas ainda agradam a crianças de todas as idades. Se Osamu Tezuka é o Walt Disney japonês, Maurício é o Walt Disney brasileiro — é o nosso Valdisnei.



Ficamos sabendo do lançamento de uma revistinha da turma estrelando, veja só, Steve Jobs, o co-fundador da Apple! Parte da série “Saiba Mais” (que eu desconhecia), a chamada promete contar a trajetória de Jobs, do seu nascimento até a sua morte, ano passado.

Na história, Anjinho derruba um iPad na cabeça do Cebolinha (!) e aparece para pegar o tablet de volta. Ele diz que estava lendo sobre Jobs e começa a contar a biografia do cara para ele e a Mônica, que mais uma vez estava atrás do Sansão. Dali em diante, é o “senta que lá vem história” de sempre, mas estranhamente mais rigoroso do que os padrões da Turma da Mônica, que sempre trata de filmes, personalidades e cultura em geral com bastante liberdade e alguma irreverência. Parece uma aula de história, ou um texto deslumbrado de blogs focados (para não dizer bitolados) em Apple. Só não sei se é o Anjinho que é chato ou se é essa linha “Saiba Mais”.

Apesar da rigidez do texto, ele é bastante fiel à trajetória de Jobs e atualizado, chegando a citar Tim Cook como novo presidente da Apple e o iCloud, último produto apresentado por Jobs — e, sim, o trocadilho de que Jobs está na ~iCloud~ aparece em dado momento. E tem umas curiosidades não tão conhecidas, como a dislexia e a sua aversão a banhos nos tempos de Atari.

No final, tem algumas brincadeiras e vem um notebook de papel pra montar, mas isso eu não fiz porque aí já seria demais, né?

Cebolinha recebe uma IPADADA na cabeça.

Apple I.

Legado de Jobs.

Galeria de produtos da Apple.