O Lumia 920, novo Windows Phone topo de linha da Nokia, parece promissor, mas a câmera não é bem a que todos estavam esperando. Se a que vem no 808 PureView tinha um sensor de incríveis 41 mega pixels e servia mais como uma prova de conceito para a tecnologia PureView, a do Lumia 920 tem 8,7 mega pixels e, segundo a Nokia, é capaz de capturar de 5 a 10 vezes mais luz do que outros sensores.

Como a Nokia fez questão de reforçar recentemente, PureView não é uma única tecnologia ou especificação. Assim, a tecnologia na câmera do Lumia 920 pode funcionar de maneira completamente diferente da que vimos na do 808. Na realidade, essa versão da PureView parece mais focada em desempenho superior com pouca luz do que qualquer outra coisa, o que é possivelmente a coisa mais importante para um usuário médio.

O smartphone vem equipado com o que a Nokia chama de “lentes flutuantes.” O benefício disso para o usuário é que a estabilização de imagem não afeta apenas fotos, mas também vídeos — principalmente vídeos (daí aquele teaser, semana passada). Ela também ajuda a atenuar a tremulação natural das mãos, o que se traduz em fotos menos tremidas, principalmente em ambientes fechados ou noturnas, onde a exposição é um pouco mais prolongada. De quebra, ao permitir que mais luz entre, as fotos ficam mais claras sem o auxílio de um flash.

O vídeo abaixo condensa esses três pontos onde a câmera PureView do Lumia 920 mostra o seu poder. E, tudo bem que é um vídeo institucional, mas os resultados são de encher os olhos: Atualização: o vídeo abaixo não foi feito usando um Lumia 920. Veja o vídeo real aqui.

Jo Harlow, vice-presidente executiva da Nokia e apresentadora de boa parte das novidades do Lumia 920 no evento de hoje cedo, disse o seguinte:

“O Nokia Pureview continua a oferecer tecnologia de ponta que torna possível uma câmera de um aparelho fazer um tipo de foto geralmente obtido apenas em uma câmera SLR dedicada. (…) Com o Nokia Lumia 920, tornamos possível fazer fotos e vídeos em casa, ambientes externos, restaurantes mesmo durante a noite, e obter um resultado profissional.”

A Nokia aposta muito em alguns pilares para diferenciar o Lumia 920 dos concorrentes. Imagem (fotografia e vídeo) é um deles e, pelo que vimos até agora, os finlandeses estão de parabéns.