_

A chocante prova de que o Sol faz com que você envelheça mais rapidamente

Este cara tem 69 anos, mas metade do seu rosto parece muito, muito mais velha. Ele era caminhoneiro e, por 28 anos, seu rosto recebeu muito mais luz solar do lado esquerdo resultando em envelhecimento precoce daquele lado. Nós já sabíamos que a exposição ao Sol culmina com o envelhecimento precoce, mas vendo a diferença […]

Mais velho do lado esquerdo.

Este cara tem 69 anos, mas metade do seu rosto parece muito, muito mais velha. Ele era caminhoneiro e, por 28 anos, seu rosto recebeu muito mais luz solar do lado esquerdo resultando em envelhecimento precoce daquele lado.

Nós já sabíamos que a exposição ao Sol culmina com o envelhecimento precoce, mas vendo a diferença absurda em um único rosto é algo assombroso.

Sua condição é chamada de dermatoheliosis unilateral, do grego “dermis” e “helios”, pele e sol, respectivamente. Ela também é conhecida como fotoenvelhecimento e é o resultado da exposição crônica à ação dos raios UVA e UVB do Sol. Neste caso, ela só afetou o lado esquerdo da sua face devido ao trabalho que desempenhava. Enquanto dirigia, ele recebia muito mais horas de raios de Sol através da janela esquerda do seu caminhão.

O caso foi descoberto e estudado por Jennifer R. S. Gordon e Joaquim C. Brieva, dermatologistas da Universidade de Northwestern, e publicado no New England Journal of Medicine:

“Um homem de 69 anos foi apresentado com um histórico de 25 anos de espessamento e enrugamento gradual e assintomático da pele no lado esquerdo do seu rosto. O exame físico mostrou hiperqueratose com com múltiplos e amontoados comedões abertos e áreas de elastose nodular. A análise  histopatológica mostrou um acúmulo de material de elastolítica na derme e a formação de milia dentro dos folículos capilares. As descobertas foram consistentes com a síndrome de Favre-Racouchot de pele fotodanificada, conhecida como dermatoheliosis.

O paciente relata que dirigiu um caminhão por 28 anos. Raios Ultravioletas A (UVA) transmitidos através do vidro da janela penetravam a epiderme e as camadas superiores da derme. A exposição crônica a UVA pode resultar no espessamento da epiderme e estrato córneo, bem como na destruição das fibras elásticas. Esse efeito de fotoenvelhecimento do UVA é contrastado com a fotocarcinogênese.”

Como o UVB e o UVA podem causar mutações que levam ao câncer de pele, os doutores recomendaram ao paciente usar protetor solar e retinóides tópicos, bem como um monitoramento regular para um eventual surgimento de câncer de pele.

O verão ainda está longe, mas é sempre bom lembrar dos efeitos negativos que o excesso de exposição ao Sol causa. Se o risco de câncer de pele não é o bastante para você, talvez saber que o Sol acelerará o seu envelhecimento em uma ou duas décadas o faça ser mais cuidadoso. Lembre-se: se você não tem como fugir para uma sombra (ainda que não esteja na praia ou em uma piscina), use o protetor solar. [NEJM]

Sair da versão mobile