Notou alguma coisa estranha no seu feed do Facebook hoje? Muitos usuários estão confusos com aquelas mensagens “Amigos no Facebook”, já que elas estão falando de celebrar 46 anos de amizade. Aparentemente, é um erro no Unix de proporções colossais.

Não se assuste. O mundo não vai acabar porque os servidores do Facebook estão perdidos com o Ano Novo. Na verdade, como aponta um desenvolvedor, provavelmente é um problema com o horário Unix.

Este sistema conta o número de segundos que passaram desde 1º de janeiro de 1970, então há uma grande chance de que um erro tenha reiniciado o relógio nesta função do Facebook em particular. (Se você for ver, 1º de janeiro de 1970 foi há exatamente 46 anos.)

ikv6w9f9vwejmherdxn7

Isto não é muito diferente do Bug do Milênio, que deixou administradores de sistemas temerosos por imaginar que ele iria quebrar sistemas computacionais ao redor do mundo há 16 anos.

A explicação exata por trás dessa confusão de datas ainda não foi revelada. Entretanto, outro desenvolvedor acha que sabe o que aconteceu. Mark Davis, engenheiro da Microsoft, explicou no Facebook:

…para quem não sabe, a Era Unix (isto é, a data que tem como valor interno “0” em um sistema Unix) começa em 1/1/1970, que, baseada em ajustes de fuso horário, pode virar uma hora aleatória em 31/12/1969, 46 anos atrás hoje [31/12/2015].

Tá, você deve estar pensando, e daí? Por que isto está no meu feed do Facebook? Bem, se você clicar na sua página “memories”, verá um subconjunto de amigos listados como tendo uma memória de 46 anos hoje. Passando pela minha lista, são pessoas que são minhas amigas no Facebook há muito tempo — provavelmente, a função “amigos desde” foi implementada DEPOIS de eu ser amigo destas pessoas. E, assim, o sistema adicionou ao banco de dados “0” em vez da data verdadeira.

O desenvolvedor que escreveu o algoritmo das memórias “amigos desde” deveria ter adicionado um ‘WHERE friendsWithSinceDate != ‘0’ [busca que retorna amigos com data de amizade diferente de zero] ou alguma coisa assim. Mas não fizeram isso, então estas pessoas aparecem no resultado das buscas de hoje.

Resumindo, alguém cometeu um erro. A explicação faz sentido. A pessoa na captura de tela acima, do meu próprio Facebook, é minha amiga desde 2005, muito antes de o recurso existir.

Nós procuramos o Facebook para conseguir mais informações e iremos atualizar este post quando tivermos uma resposta. Enquanto isso, Feliz Ano Novo, nerds!

[Greg Otto, Yuri Victor]