A importância da redação publicitária
Conhecido como o principal artifício para promover vendas, seja em ambientes digitais, com estratégias em mídias online, ou em pontos de venda offline, como em banners e folhetos, a redação publicitária é uma das práticas principais dentro do mercado de marketing.
Contando com processos criativos muitas vezes extensos para a criação de peças e campanhas inteiras que sejam assertivas, esta área possui a importância que carrega por ser o diálogo direto com o cliente da empresa.
A redação publicitária e seus elementos principais
Diariamente, somos bombardeados com informações, seja nas redes sociais, canais de televisão, ou por panfletos e publicidade realizada em mídia física. Sendo assim, um dos principais desafios da redação publicitária é captar sua atenção de forma ágil e criativa, fazendo com que você absorva o conteúdo que foi lançado. É por conta destes motivos que a prática deste tipo de redação se equilibra em alguns pilares principais, como objetividade, clareza e persuasão.
Por mais que o mercado de publicidade e marketing exige certa dose diária de criatividade na elaboração de peças, as mensagens que serão ditas não podem ficar subentendidas ou extensas demais. Sendo assim, neste ponto, a objetividade e a clareza são cruciais para que a linha comunicativa seja estabelecida sem ruídos e a mensagem seja passada da forma mais efetiva.
Já a questão de persuasão se encaixa quase que no mesmo âmbito, estando mais presente na forma em que essas informações vão ser ditas e com quais intenções. É neste quesito que se encontra a necessidade de realizar uma redação publicitária que faça o cliente se atrair pelo produto, ou qualquer serviço, que esteja sendo ofertado.
Contudo, a redação publicitária, principalmente em ambientes digitais, é o principal quesito para que seu conteúdo seja encontrado e consumido dentro das mídias, tendo em vista a grande quantidade de publicidade já sendo feita nas plataformas. Tendo isso em vista, um bom redator precisa obter conhecimentos sobre as boas práticas de SEO, mecanismo utilizado pelo Google para ranquear os melhores conteúdos em suas páginas de pesquisa através de palavras chaves bem posicionadas no decorrer do texto.
É importante ressaltar que um redator publicitário realiza uma produção diferente do copywriter. A redação publicitária pensa de forma mais extensa em como abranger uma campanha em diversos formatos, indo de blog, landing pages, conteúdo para mídias digitais e LinkedIn. Já o profissional de copywriting é mais enxuto, indo por uma linha mais direta e persuasiva, baseando sua escrita nos chamados call to actions na única intenção de vender algo.
Você gosta da área de publicidade e tem afinidade com escrita? Se interesse pela área e quer aprofundar seus conhecimentos na prática de redação publicitária? Então confira abaixo alguns cursos da Domestika na área, e que escolhidos especialmente para você:
Redação de proposta comercial: alcance o cliente ideal
Descrição: Aprenda a adaptar suas propostas comerciais aos seus clientes ideais e se destaque da concorrência com uma estratégia simples mas invencível
Técnicas de escrita para vender ideias
Descrição: Apresente-se ou promova um produto escrevendo de forma segura e correta com truques práticos
Pensamento conceitual para campanhas de publicidade
Descrição: Desenvolva uma campanha potente aprendendo a pensar estrategicamente e escrevendo um copy impactante
Copywriting para comunicar sua marca pessoal
Descrição: Dê voz ao seu próprio slogan e elevator pitch utilizando técnicas publicitárias criativas
Copywriting: princípios da redação publicitária
Descrição: Aprenda técnicas para traduzir suas ideias em palavras criando textos potentes em diferentes formatos
Preços conferidos na manhã do dia 26 de abril – pode haver alterações. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.
__
Quando você compra por meio dos nossos links, podemos receber uma comissão. Veja como funciona.