_Ciência

A Índia ultrapassa 300 mil mortes causadas pela Covid-19

O índice é o terceiro maior do mundo, só fica atrás dos Estados Unidos e do Brasil

Imagem: Arun Sankar (Getty Images)

De acordo com o Ministério da Saúde da Índia, o país registrou mais de 300 mil mortes por Covid-19, o terceiro pior número no mundo atrás dos Estados Unidos e do Brasil. Oficialmente, o número de mortos é de 303.720, embora especialistas em saúde pública temam que o índice real seja provavelmente muito maior.

A Índia acompanhou mais de 26,7 milhões de casos de coronavírus desde o início da pandemia, com mais de 222 mil relatados apenas nesta segunda-feira (24). Este número de casos diários felizmente é menor do que era há duas semanas, quando os dados totalizavam mais de 400.000 por dia, mas ainda é surpreendentemente alto.

Segundo a BBC, mais de um terço das mortes oficialmente documentadas de Covid-19 por lá ocorreram apenas nos últimos 26 dias. O problema é que algumas pessoas não estão levando a sério as medidas de saúde pública. Um vídeo viral revelou que um casal em Madurai alugou um avião particular para si e para cerca de 160 convidados, para que pudessem se casar durante o vôo e não precisassem aderir a quaisquer restrições ao coronavírus no solo.

A Índia vacinou mais de 196 milhões de pessoas, de acordo com um painel de vacinação mantido pelo Hindustan Times, com mais de 942.000 pessoas sendo vacinadas ontem. E embora esses números sejam impressionantes, eles ainda são lentos para uma população tão grande, com mais de 1,3 bilhão de pessoas.

Os EUA registraram mais de 33 milhões de casos e 589.893 mortes até domingo, de acordo com o rastreador da Universidade Johns Hopkins. Já o Brasil, teve um pior número de mortes com menos casos, ambos com prováveis ​​subcontagens, com 16 milhões de casos e 449.068 mortes.

Sair da versão mobile