_Apple

A lista de melhores de 2011 da Apple já saiu – e ela traz surpresas interessantes

Chegou aquela época que as listas de “Melhor do Ano” começam a surgir, e você percebe que a sua existência nos últimos doze meses foi horrível e sem graça. Eis aqui a lista da Apple sobre o melhor do ano na música, livros, apps e tudo mais que há no iTunes. E eu fiquei feliz de […]

Chegou aquela época que as listas de “Melhor do Ano” começam a surgir, e você percebe que a sua existência nos últimos doze meses foi horrível e sem graça. Eis aqui a lista da Apple sobre o melhor do ano na música, livros, apps e tudo mais que há no iTunes. E eu fiquei feliz de ver um dos meus apps favoritos de todos os tempos, o Snapseed (que me permitiu fazer esta imagem) no topo da lista de iPad. Isso mostra que foi um guia feito por humanos, e se você tem qualquer iCoisa, é uma lista interessante.

Algumas das escolhas são óbvias, previsíveis e acertadas, como Instagram para melhor app de iPhone ou a quarta temporada de Breaking Bad para melhor Drama da TV. Tem Adele no álbum do ano, como em pelo menos metade das listas por aí. E há coisas menos previsíveis, mas ótimas. Como o Missão Madrinha de Casamento! Eu adorei esse filme. Mas alguns indicados, especialmente em relação à apps, são realmente polêmicos. O Snapseed merece o título do ano, com tanta coisa boa, e um app de receitas e outro de DJ como menções honrosas?

Acho que a escolha do Snapseed é o reconhecimento de um app que só faz sentido com uma grande superfície de toque para controlar. Com filtros poderosos e absolutamente customizáveis, e rápido mesmo lidando com imagens em RAW (no iPad 2), ele é um aplicativo que agrada tanto fotógrafos profissionais quanto pessoas como eu, que querem dar um ar de “pintura” ou “sonho” às fotos. Da viagem à China, o Snapseed fez a transformação possível lá em cima (a foto original é esta, meio sem graça) e me ajudou a fazer uma foto de iPhone embaçada virar uma espécie de cenário de videogame.

Pois é, eu sou um ferrenho defensor do Snapseed, já eleito app do dia outra vez aqui e achei bem legal o guia do iTunes. Acho que, no mínimo, a lista é um empurrãozinho extra para ajudar a o usuário a descobrir conteúdo nas categorias que não eram tão óbvias e não tinham tantos fãs como o Instagram. Os “jogos do ano” poderiam ser melhor pensados (Dead Space é lindíssimo, mas funciona melhor em um console), mas de todo modo, se você quer gastar um dinheirinho com bons apps, vá lá: [iTunes]

Sair da versão mobile