_Aviação

A maior usina solar do mundo está cegando os pilotos que voam por perto

Isso talvez fosse esperado. Na usina de energia solar Ivanpah, próximo a Las Vegas, um campo com 170.000 espelhos enormes reflete a luz do sol. E todos esses espelhos estão fazendo voar próximo a Ivanpah algo não muito divertido – nem seguro. O Departamento de Aviação do Condado de Clark enviou uma carta nesta semana […]

Isso talvez fosse esperado. Na usina de energia solar Ivanpah, próximo a Las Vegas, um campo com 170.000 espelhos enormes reflete a luz do sol. E todos esses espelhos estão fazendo voar próximo a Ivanpah algo não muito divertido – nem seguro.

O Departamento de Aviação do Condado de Clark enviou uma carta nesta semana pedindo aos designers da usina fazerem algo em relação ao brilho intenso, segundo o KCET. A carta inclui duas reclamações separadas de agosto de 2013, de antes da inauguração da usina.

Um piloto descreve voar próximo a Ivanpah como “olhar diretamente para o sol.” Um controlador de tráfego aéreo também diz receber queixas constantes, e que nada até agora foi feito:

Diariamente, durante o começo da manhã e o começo da tarde, recebemos reclamações de pilotos de aeronaves do nordeste e do sudeste sobre o brilho desta usina solar. Eles normalmente nos perguntam o que está causando isso pois eles não sabem o motivo. Nesta manhã em particular, uma transportadora aérea reclamou do brilho e reclamou que estava “quase ofuscante”. Relatei para a Gestão e foi dito que eles não fariam nada sobre isso. Eles então sugeriram que eu dissesse ao piloto para denunciar através do sistema de informação de segurança, e para eu mesmo fazer uma denúncia. Não tenho ideia do que pode ser feito nessa situação, mas sendo um passageiro em uma aeronave que atravessou esse espaço aéreo e tendo visto por contra própria, diria que algo precisa ser feito. É extremamente brilhante e perturbador.

Em Ivanpah, os 170.000 espelhos se movem para acompanhar o sol no céu, focando a luz em três torres de 45 andares que coletam a energia solar. Ambientalistas e engenheiros se preocupavam que a usina poderia cegar pilotos mesmo antes dela ser construída. Além de aviões, outros objetos voadores são prejudicados por Ivanpah – os raios concentrados de luz solar fritam pássaros que voam por perto.

Por mais brilhante e bonita que a usina seja em fotos, o entusiasmo por projetos enormes de energia solar como esse diminuiu, em partes devido ao impacto ambiental. Na Califórnia, um projeto parecido foi rejeitado devido à preocupação com as aves. Resta saber qual será o destino desta usina.[KCET]

Photos: Ethan Miller/Getty

Sair da versão mobile