_Microsoft

A Microsoft quer adivinhar o que você está sentindo a partir de uma foto

O Project Oxford Face API, da Microsoft, tenta adivinhar o que você está sentindo baseado em uma foto.

No início do ano, a Microsoft lançou uma ferramenta que prometia dizer qual era a idade da pessoa baseada em uma fotografia. Agora, a empresa quer adivinhar o que você está sentindo baseada em uma foto, mas já aviso que a resposta pode ser bem sem noção — pelo menos, dá para saber a opinião de um algoritmo sobre a foto.

Anunciada na conferência Microsoft’s Future Decoded, realizada no Reino Unido, a aplicação permite que você suba uma foto no sistema da empresa. A primeira ação dele é reconhecer o rosto da pessoa. Na sequência, o algoritmo atribui “notas” para as diferentes emoções. Na prática, ele tenta “quantificar” o sentimento baseado em seis diferentes emoções: raiva, desprezo, nojo, medo, felicidade, neutro, tristeza e surpresa.

Submeti uma foto minha e até que a ferramenta acertou. A Microsoft não detalha o algoritmo. Porém, analisando os números, parece que a emoção que o software acha que a foto passa é a que tem resultado mais próximo de 1. No meu caso, foi felicidade. Apesar de ser uma foto individual, o sistema tenta decifrar a emoção de todas as pessoas que ele conseguir identificar na imagem. Para ver o veredicto, é necessário colocar o mouse sobre a face.

Nesta outra imagem (abaixo), o resultado que mais chega próximo ao 1 é “surpresa” — o que pode ser bem discutível.

 

Obviamente, o software deve errar várias vezes. Porém, por ser baseado em machine learning, ele deve ficar cada vez mais esperto para identificar emoções.

A aplicação faz parte de uma atualização que a Microsoft chama de Project Oxford Face API. Ele conta com uma série de ferramentas, incluindo algumas de reconhecimento de imagem e fala, que estão disponíveis gratuitamente para desenvolvedores.

[Microsoft via Business Insider]

Sair da versão mobile