A Apple publicou uma oportunidade de trabalho em Cupertino para um Engenheiro de Design de Conector, o que só reforça a especulação crescente de que o conector de 30 pinos ao qual nos acostumamos está prestes a acabar.

Há vários rumores de um novo iPhone com um conector de base menor, incluindo imagens de supostos protótipos que vazaram na internet. E a descrição da vaga quase confirma o rumor:

O Engenheiro de Design de Conector será responsável por gerenciar diversos designs e desenvolvimentos de conector para as linhas de produção do iPod. O desenvolvimento e consultoria em conectores que funcionem entre vários dispositivos serão uma grande parte do seu trabalho diário.

Como um Engenheiro-Chefe, você será responsável por identificar requerimentos de tecnologia de conexão para novos produtos e prosseguir com a seleção e desenvolvimento de produtos de interconexão apropriados. Isto frequentemente envolverá a adaptação de conectores existentes, ou designs completamente novos. A interação com fornecedores de conectores, para comandar e implementar as mudanças necessárias de design ou criação de designs completamente novos, também será uma grande parte do seu trabalho diário.

Um conector menor não deve ser uma atualização notável. Na verdade, deve ser bem irritante para quem possui inúmeros acessórios de 30 pinos para as iCoisas. Mas, como vimos, a Apple não pode se prender a seu legado para sempre. [Jobs at Apple via TechCrunch]