
A morte do Windows 10 está próxima: veja como atualizar para o Windows 11
Recentemente, a Microsoft passou a notificar usuários do Windows 10 que ainda não fizeram upgrade para a versão mais moderna do sistema operacional. A companhia encerrará o suporte à plataforma oficialmente no dia 14 de outubro e recomenda a atualização para quem deseja uma experiência mais estável e segura.
Conforme descoberto pelo portal Windows Latest, a empresa está enviando e-mails com links que informam sobre a elegibilidade do dispositivo para a atualização ou se o usuário terá que substituir seu computador por outro mais moderno.
O Windows 10 está muito perto de completar dez anos de existência e, com seu sucessor sendo utilizado por cada vez mais pessoas, é natural que a big tech opte por concentrar seus esforços para disponibilização de novos recursos e correções de falhas de segurança no sistema mais recente.
A recomendação da empresa é que os usuários que ainda usam uma versão mais antiga do Windows, atualizem suas máquinas para o Windows 11 o quanto antes. No entanto, é importante destacar que nem todos os computadores são elegíveis para receber o sistema operacional.
Verifique se seu PC é elegível para receber o Windows 11
Um dos polêmicos requisitos para a instalação do Windows 11 é que o dispositivo tenha um chip de segurança responsável pela proteção contra vulnerabilidades de software, o TPM 2.0. Sem este componente é impossível fazer o upgrade para a versão mais recente.
TikTok mostrará alertas de crianças desaparecidas nos EUA
Juíza cita “Star Trek” em decisão que nega copyright em IA
É possível verificar se seu aparelho possui todos os requisitos necessários para a execução do software através do aplicativo “Verificação de integridade do PC”. Caso ele não esteja pré-instalado na máquina, basta baixá-lo gratuitamente na loja oficial da Microsoft.
Como atualizar seu computador
- Vá ao menu “Iniciar” e acesse “Configurações”;
- O passo seguinte é procurar por “Atualizar” e, depois, clicar em “Segurança & Windows Update”;
- Na página seguinte, selecione “Verificar atualizações”;
- Verifique se o Windows 11 está pronto para ser instalado normalmente na máquina;
- Finalize o processo tocando em “Baixar e instalar” — lembrando que essa ação pode demorar um pouco para ser totalmente concluída.