_Espaço

NASA cria a simulação mais realista das fases da Lua em um ano

Com novos mapas obtidos pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), o estúdio de visualização científica da NASA criou a simulação mais realista das fases da Lua em um período de um ano – no caso, de 2013. É hipnotizante. Essa visualização mostra a fase e libração da Lua durante o ano de 2013 em intervalos de uma hora. […]

Com novos mapas obtidos pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), o estúdio de visualização científica da NASA criou a simulação mais realista das fases da Lua em um período de um ano – no caso, de 2013. É hipnotizante.

Essa visualização mostra a fase e libração da Lua durante o ano de 2013 em intervalos de uma hora. Cada quadro representa uma hora. Além disso, essa versão da visualização mostra informações relevantes adicionais, incluindo a posição da órbita da lua, pontos subsolar e subterrestres, distância da Terra, e mais.

A animação mostra em intervalos de uma hora a fase geocêntrica, a libração, o ângulo de posição do eixo da Lua, e o diâmetro aparente da Lua durante o ano de 2013. Medições topográficas feitas pelo Lunar Orbiter Laser Altimeter a bordo da Lunar Reconnaissance Orbiter tornou possível simular as sombras na superfície da Lua com detalhes sem precedentes.

De acordo com Ernie Wright, autor do vídeo, o realismo da simulação só foi possível graças a mapas topográficos: “Eu uso os mapas para tornar a esfera da Lua irregular nos lugares certos. Isso permite que o software de renderização simule realisticamente todas as sombras e o terminador regular (a linha que divide o dia e a noite).” [NASA]

Sair da versão mobile