_Tecnologia

A Netflix lançou um plano de celular gratuito no Quênia

A ideia é converter potenciais clientes em assinantes, além de expandir seu mercado para além dos Estados Unidos.

Netflix

A Netflix lançou um novo plano de celular gratuito no Quênia na última segunda-feira (20). O projeto é parte de um esforço da gigante do streaming para atrair novos assinantes africanos.

De acordo com um post de blog publicado pela empresa, o novo plano gratuito, que também não tem anúncios, incluirá cerca de um quarto dos programas de TV e filmes oferecidos atualmente no streaming e estará disponível exclusivamente para usuários de Android.

A ideia é impulsionar sua base de assinantes fora de mercados saturados como os Estados Unidos. Assim, ao atrair os clientes em potencial com um plano gratuito, a Netflix se posiciona melhor para converter novos espectadores em assinantes ávidos por acesso expandido a seu catálogo de filmes e programas.

“Se você nunca assistiu a Netflix antes – e muitas pessoas no Quênia não assistiram – esta é uma ótima maneira de experimentar nosso serviço”, escreveu Cathy Conk, diretora de inovação de produtos da Netflix, no blog. “E se você gosta do que vê, é fácil atualizar para um de nossos planos pagos, para que você possa desfrutar de nosso catálogo completo em sua TV ou laptop também.”

A Netflix também tem reforçado seu investimento em marketing na África recentemente, procurando estreitar seu controle sobre os grandes mercados do continente que estão apenas começando a ter um apetite crescente por programação de streaming. Além da parceria recente com estúdios de produção na Nigéria, a empresa também adotou programas mais centrados na África e produzidos na África, incluindo Queen Sono e Jiva!

Esta não é a primeira vez que a Netflix usa programação gratuita para atrair novos assinantes em potencial: em 2020, a plataforma ofereceu episódios gratuitos de séries populares como “Stranger Things” e filmes originais de sucesso como “Para todos os garotos que já amei” via navegador da web sem nenhum custo.

Esse plano também vem em um momento em que a Netflix está se preparando para expandir para a área de jogos, com ofertas cujo acesso será gratuito para qualquer pessoa que já seja assinante do serviço.

Sair da versão mobile