_Tecnologia

A polêmica da tela HD do Samsung Galaxy Nexus

O Samsung Galaxy Nexus tem uma tela de 4,65 polegadas com resolução 1280×720. Dos blogs que usaram o aparelho, a Cnet elogia a “ótima” tela, o Pocket-Lint ficou “impressionado” com a resolução, e o Engadget diz que a tela conta com “texto e imagens notavelmente nítidos”. Fotos macro da tela do Galaxy Nexus de fato […]

O Samsung Galaxy Nexus tem uma tela de 4,65 polegadas com resolução 1280×720. Dos blogs que usaram o aparelho, a Cnet elogia a “ótima” tela, o Pocket-Lint ficou “impressionado” com a resolução, e o Engadget diz que a tela conta com “texto e imagens notavelmente nítidos”. Fotos macro da tela do Galaxy Nexus de fato mostram uma imagem bastante nítida, sem diferenciar pixels, mesmo de perto. Mas os números contam uma história diferente.

A FlatpanelsHD publicou uma análise onde explica porque a tela Super AMOLED do Galaxy Nexus, com 315 pixels por polegada, não chega perto da Retina Display de 326ppi do iPhone 4/4S. O motivo: a tecnologia PenTile.

A tecnologia Pentile usa dois subpixels em vez de três para compor as cores da tela: este “subpixel compartilhado” teoricamente ajuda a reduzir o consumo de energia. Mas, como lembra o FlatpanelsHD, “no mundo real o PenTile significa perda de detalhes e nitidez, assim como um tom azulado/esverdeado ao redor de letras”. Eles mostram isso no Galaxy Note, que também usa essa tecnologia.

O FlatpanelsHD faz as contas e revela que o Galaxy Nexus tem o mesmo número de subpixels que o iPhone 4, só que em uma tela bem maior – isso resulta em uma densidade de subpixels bem menor. O gráfico a seguir, do AnandTech, mostra a diferença:

A tela do Galaxy Nexus fica à frente do Galaxy S II em densidade de subpixels, mas atrás do Motorola Milestone (!) e bem atrás do iPhone 4/4S.

Mas será que os números dizem tudo? A nova tela da Samsung com 300ppi e 10,1 polegadas usa a tecnologia PenTile e é incrível; segundo Adrian Covert do Gizmodo americano, “mesmo olhando a tela com uma lupa, foi difícil diferenciar cada pixel”. Ainda não temos uma comparação entre a Retina Display e a tela do Galaxy Nexus, mas nesta foto macro do Engadget, comparando a tela do Galaxy S II e do Galaxy Nexus, a imagem na tela do segundo aparelho parece bastante nítida, e não consigo ver os pixels:

Talvez você ache estranho que a Samsung não tenha chamado de Retina Display a tela do Galaxy Nexus, mas isso pode ter dois motivos: a Samsung está evitando a Apple como modelo para seus smartphones, e a Apple tem pedido para tornar Retina Display uma marca registrada.

A análise do FlatpanelsHD termina dizendo que “a tela Super AMOLED HD no novo Galaxy Nexus não é tão incrível quanto parece – infelizmente”. Eles confessam, no entanto, que ainda nem usaram o Galaxy Nexus para compará-lo ao iPhone 4/4S. Melhor esperar o aparelho ser lançado antes de tirar conclusões precipitadas. [FlatpanelsHD via Gizmodo US]

Sair da versão mobile