_Espaço

A primeira imagem da Terra transmitida do espaço

Com os radares Doppler de hoje e a previsão do tempo, é interessante dar uma olhada na relativa simplicidade na primeira tentativa do homem de monitorar remotamente as mudanças no clima da Terra. Após capturar as imagens acima no dia 1 de abril de 1960, o satélite TIROS-1 só permaneceu em operação por mais 78 […]

Com os radares Doppler de hoje e a previsão do tempo, é interessante dar uma olhada na relativa simplicidade na primeira tentativa do homem de monitorar remotamente as mudanças no clima da Terra.

Após capturar as imagens acima no dia 1 de abril de 1960, o satélite TIROS-1 só permaneceu em operação por mais 78 dias antes de encerrar o seu funcionamento histórico. Durante este tempo, no entanto, ele nos garantiu a primeira visão de um ciclone tropical, além de várias outras imagens. Eis como a NASA, que financiou o projeto, descreveu a missão:

O programa TIROS … foi o primeiro passo experimental da NASA para determinar se satélites poderiam ser úteis no estudo da Terra. Naquela época, a eficácia da observação de satélites ainda não estava provada. Como satélites eram uma tecnologia nova, o programa TIROS também testou várias questões de design para naves espaciais: instrumentos, dados e parâmetros operacionais. O objetivo era melhorar aplicações de satélite para decisões na Terra, como “nós devemos evacuar a costa por causa do furacão?”

O programa TIROS foi obviamente incrivelmente bem sucedido, e quem sabe quantas vidas ele provavelmente salvou em todo o processo. Você pode ver a versão completa das imagens no Satellite Blog. [Satellite Blog via Discover]

Sair da versão mobile