Essa é a primeira imagem do que irá se tornar o prédio mais alto do mundo até o final da década: A Kingdom Tower com um quilômetro de altura. Ela irá fazer a Burj Khalifa de 828 metros de altura parecer baixinha. Dê uma espiada.

Até recentemente, existia apenas um rascunho genérico meio borrado. Essa imagem é a renderização da torre terminada. De acordo com a empresa de Chicago, Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, responsável pelo projeto do prédio, a construção está prestes a começar. Os projetos da fundação são agora completos e “a arrecadação de recursos para a torre está em andamento” em Jeddah, Arábia Saudita, próximo ao mar vermelho.

Estatísticas fantásticas

Os números da Kingdom Tower são impressionantes. O prédio em si irá custar o assombroso valor de U$1,2 bilhões para ser construído, “enquanto o custo de todo o projeto da Kindgom City está previsto em U$20 bilhões,” segundo o AS+GG. O pináculo de um quilômetro de altura irá abrigar um espaço de 530.000 metros quadrados e irá superar o Burj por pelo menos 173metros. Ele terá um hotel Four Seasons, uma área de Apartamentos Four Seasons, espaço para escritórios, condomínios de luxo e o mais alto observatório do mundo.

Serão 59 elevadores, 54 simples e 5 com cabines double-deck, junto com 12 escadas distribuídas pelo Kingdom Tower. Os elevadores que irão subir até o andar do observatório irão viajar a 10 metros por segundo. Irá levar um minuto e quarenta segundos para alcançar o topo da torre.

Tem até mesmo um espaço do lado de fora que será usado pela cobertura no andar 157. Você pode vê-lo se destacando na renderização, ele terá 30 metros de diâmetro.

Apesar de ainda não alcançar a altura do sonho nunca construído de Frank Lloyd Wright, o Mile Hight Illinois, ele tem contornos bem definidos, um design levemente assimétrico e lembra mais os rascunhos de Wright do que o arredondado Burj Khalifa.