A quantas anda o anel inteligente em 2022?

O mercado de vestíveis está em expansão, mas será que a moda do anel inteligente vai pegar? Confira os principais produtos disponíveis
A quantas anda o anel inteligente em 2022?
Imagem: Oura/Reprodução

Surfando na onda dos smartwatches, das pulseiras inteligentes e dos fones de ouvido sem fio, os primeiros modelos de “smart ring” (ou “anel inteligente”) começam a surgir entre nós, ampliando o espectro das tecnologias vestíveis.

A verdade é que a promessa dos anéis inteligentes existe há pelo menos uma década. Entretanto, após a notícia do registro de patente de um anel pela Apple, e do anúncio do “Echo Loop” pela Amazon, no já distante ano de 2019, este mercado não teve novidades impactantes por parte das grandes fabricantes. A propósito, o anel da Amazon foi descontinuado nesse meio tempo.

Isso não significa, é claro, que esse mercado flopou. Aproveitando o vácuo momentâneo de lançamentos pelas grandes Big Techs, muitas startups estão investindo no lançamento de smart rings, inclusive com conceitos e modelos no mínimo curiosos.

Para que serve um smart ring?

Anunciado durante a CES 2022, o anel inteligente Movano Ring conta com construção mais fina e um design mais arrojado, voltado para o público feminino. Imagem: Movano/Divulgação

Assim como os primos smartwatches, os anéis inteligentes começam a pipocar no mercado prometendo uma série de funcionalidades. Algumas das aplicações já são bem conhecidas no mercado vestível, como é o caso dos sensores de saúde.

Os exemplos são vários. O “Oura Ring” tem sete sensores que monitoram a frequência cardíaca do usuário, temperatura, atividades físicas, entre outros. Ele promete, até mesmo, acompanhar o ciclo menstrual de mulheres.

Concorrendo diretamente com o Oura está o “Movano Ring”. Anunciado durante a CES 2022, ele também conta com uma série de sensores, mas possui a vantagem de ter uma construção mais fina e um design mais arrojado, voltado para o público feminino.

Muito além das aplicações de bem-estar, a startup McLear lançou o “RingPay”, que conta com tecnologia NFC e permite fazer pagamentos sem o uso de cartões ou outros dispositivos. Basta aproximar o anel da maquininha.

RingPay, o anel com NFC que permite realizar pagamentos. Imagem: McLear/Reprodução

Ainda na tecnologia de aproximação, tem também o “NFC Opn”, que permite desbloquear telefones, abrir portas, assim como realizar pagamentos. Ele conta com duas etiquetas NFC, sendo uma com informações privadas e outra com as públicas, que podem ser alternadas por meio de gestos.

Já o “ORII” parece ter saído de algum filme de espionagem ou de ficção científica futurista. O smart ring pode ser usado para atender chamadas telefônicas. Para isso, basta que o usuário segure o dedo na região do ouvido para que ele possa escutar por meio da tecnologia de condução óssea. O anel também permite controlar smartphones com voz e gestos.

Há ainda os anéis que servem de chave para carros inteligentes, como os fabricados pela CNICK e a Colmo, que são compatíveis com alguns modelos de veículos da Tesla.

Com o ORII é possível atender uma ligação ao encostar o dedo no ouvido. Imagem: ORII/Reprodução

Onde comprar?

Todos os modelos citados nesta matéria não são vendidos oficialmente no Brasil, mas alguns deles podem ser importados por meio de sites, como da Amazon, por exemplo, ou diretamente no site das startups.

Os preços variam muito, dependendo dos materiais e tecnologias embarcadas, com alguns modelos custando cerca de US$ 300 –quase tão caro quanto um Apple Watch SE, vendido nos Estados Unidos.

A grande questão que fica é se esses dispositivos sem telas e totalmente dependentes de smartphones algum dia se tornarão algo popular e comum em nosso dia a dia. Só o tempo dirá.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas