A HTC continua a sofrer. Apesar do lançamento de seu bem-recebido One X, os resultados financeiros mais recentes mostram que o lucro da empresa caiu 79% em relação ao ano passado.

Este é o quarto trimestre consecutivo em que os lucros da empresa despencam. O lucro líquido chegou a um mínimo de US$133,2 milhões, em comparação aos US$636,5 milhões no ano passado.

E não é a primeira vez que os resultados desapontam: a HTC está em uma maré de azar desde o ano passado. Por isso, ela vem cortando custos, saindo de países onde sua participação de mercado era mínima – como o Brasil e a Coreia do Sul. Com números em queda, talvez o momento difícil da HTC esteja longe de acabar.

Tanto o One X como o One S foram bem-recebidos, mas não conseguiram concorrer de frente contra as gigantes Apple e Samsung. Na verdade, essas duas empresas basicamente devem dividir o lucro total dos smartphones em 2012: as outras ainda sofrem para se destacar.

Será que o impressionante Windows Phone 8X consegue conter o lento declínio da HTC? Veremos neste final de ano. [HTC via Reuters]