Abrir uma empresa, ou mesmo um negócio informal requer alguns passos. Dependendo da natureza do negócio, é preciso lidar com papelada, cuidar do estoque, se capacitar, fazer publicidade e, claro, começar a vender (ou prestar serviços). Esses passos são como diploma de curso superior: não garantem muita coisa, mas são imprescindíveis para quem quiser se dar bem.

E como na formação pessoal-profissional, o mundo dos negócios também possui diferenciais na hora de conquistar clientes e gerar credibilidade. Um muito interessante? Ter um site.

Parece papo de “caras da Internet” pré-Bolha Ponto Com, mas acredite: ter um site é importante, independentemente das ambições da sua empresa. Mesmo um mercadinho do bairro pode se beneficiar de uma presença online. Há espaço para melhorar a experiência dos clientes no mundo real usando ferramentas online.

No caso do mercado local, por exemplo, imagine ter na página inicial as ofertas da semana? Seria um belo chamariz e uma facilidade extra para quem faz compras ali regularmente. O básico, ou seja, endereço, meios de contato e informações gerais do estabelecimento, também podem ser concentrados nesse endereço online. Isso aproxima a empresa das pessoas e ajuda a criar um vínculo que é difícil conseguir de qualquer maneira. Mais ainda sem um site.

Se mesmo um negócio local, restrito a uma comunidade pequena tem benefícios, imagine outros empreendimentos maiores ou mais complexos? Não é preciso gastar muito com isso; o custo será o de um bom profissional web para criar o site e a mensalidade da hospedagem. E aqui há uma armadilha: nem sempre a mais barata é a melhor. Para não errar, vá de Locaweb. Os planos começam em R$ 29,90, oferecem espaço e transferência ilimitados, e uma série de outros benefícios para ajudá-lo a criar a melhor experiência possível aos seus clientes. Você não economiza na fachada, na vitrine, nem na qualidade dos produtos ou serviços que vende, certo? Então não vá hospedar seu site em qualquer lugar, correndo o risco de vê-lo fora do ar ou com lentidão. É a sua empresa na web, a apresentação deve ser a melhor possível!