_Curiosidades

A verdadeira razão para não vermos as fotos de Osama morto: o chapéu da Princesa Beatrice

Todo o mundo queria dar uma olhadinha nas fotos de Osama bin Laden morto mas, para tristeza dos mais doentes, ninguém vai ver nada — você terá de se contentar com a descrição assustadora do senador James Inhofe. Mas nenhuma das análises sobre a não publicação das fotos colocou este bizarro e incomum fator à […]

Todo o mundo queria dar uma olhadinha nas fotos de Osama bin Laden morto mas, para tristeza dos mais doentes, ninguém vai ver nada — você terá de se contentar com a descrição assustadora do senador James Inhofe. Mas nenhuma das análises sobre a não publicação das fotos colocou este bizarro e incomum fator à discussão: Obama simplesmente não queria que as pessoas colocassem no Photoshop o chapéu utilizado pela Princesa Beatrice no casamento real nas fotos de bin Laden morto.

Em um discurso aos marinheiros do Camp Lejeune, o Secretário de Defesa Robert Gates explicou a estratégia:

“[N]ós estávamos… preocupados com o potencial de manipulação das fotos e como poderiam ser feitas coisas com essas fotos que seriam bem ultrajantes em termos de provocar uma reação que pudesse de fato colocar nossas tropas em grande risco no Iraque e no Afeganistão”.

“Eu recebi de vários amigos ao redor do mundo cópias da foto icônica tirada na Situation Room enquanto assistíamos a operação. E ela foi modificada de todas as formas que você pode imaginar, incluindo uma que colocava, você sabe, depois do casamento real, um desses chapéus enormes que foram utilizados na cerimônia”.

As afirmações fazem sentido, mas não deixa de ser surreal. Fica aqui nosso recado: Twolf, o artista que criou a Beatrice Situation Room no Photoshop: parabéns. As pessoas que estavam nesse lugar realmente se viram vestindo aquele chapéu ridículo. Só não tente incitar uma jihad com suas habilidades de edição de fotos. [Politico, imagem via Twolf]

Sair da versão mobile