Sempre soubemos que a boa realidade virtual não seria barata. Desde o começo a Oculus usa PCs potentes para jogos para demonstrar seu dispositivo de VR. Agora a empresa revelou as especificações técnicas de que você precisará para essas experiências na versão final do Oculus Rift – -e pelo jeito você vai precisar gastar uma boa grana só para ter um desktop compatível com o aparelho.

A Oculus diz que essas são as especificações técnicas recomendadas “para a experiência completa do Rift”:

NVIDIA GTX 970 / AMD 290 ou melhor
Intel i5-4590 ou melhor
8GB+ RAM
Saída de vídeo compatível com HDMI 1.3
2x portas USB 3.0
Windows 7 SP1 ou mais recente

Para ser sincero, não é tão ruim — considerando que a Oculus também revelou que o Rift precisa exibir 400 milhões de pixels por segundo. Com duas telas rodando com uma resolução combinada de 2160×1200, atualizando 90 vezes por segundo, e com um espaço extra para que você consiga mexer a sua cabeça sem ver coisas que ainda não carregaram, a Oculus diz que o Rift precisa de aproximadamente três vezes mais desempenho de GPU do que você precisa para rodar jogos a 1080p.

Mas isso significa que você vai gastar uma boa grana para conseguir rodar um. Fizemos uma rápida simulação no Monte Seu PC da Terabyte com alguns componentes baratos, e, ainda assim, o preço ficou acima de R$ 4.800 mesmo com alguns descontos.

Sim, claro, essas são as especificações técnicas recomendadas — não exatamente as necessárias, então talvez seja possível usar uma máquina mais barata. Além disso, os preços podem cair até o lançamento do Rift por aqui. Mas lembre-se que realidade virtual tem muito menos espaço para fazer manobras sem prejudicar o desempenho. Se um jogo tradicional cai a uma certa taxa de quadros por segundo, você sente a lentidão. Se a realidade virtual sofre com queda da taxa de quadros, toda a experiência pode ser atrapalhada.

Mas e se você quiser usar o Oculus Rift em um notebook? “Quase nenhum laptop atual tem desempenho de GPU para as especificações recomendadas”, diz o chefe de arquitetura da empresa. [Oculus]