_Tecnologia

A Web faz 20 anos, e ela mudou tudo

Feliz aniversário, World Wide Web! Como você chegou longe. Sim, a internet deu seu primeiro respiro no final de 1969, mas ela começou seu potencial só em 6 de agosto de 1991, quando foi inaugurada a web.  A internet é a web – páginas interligadas por hipertexto – mais o e-mail, FTP, Telnet, newsgroups e […]

Feliz aniversário, World Wide Web! Como você chegou longe. Sim, a internet deu seu primeiro respiro no final de 1969, mas ela começou seu potencial só em 6 de agosto de 1991, quando foi inaugurada a web.  A internet é a web – páginas interligadas por hipertexto – mais o e-mail, FTP, Telnet, newsgroups e outros serviços. Sim, de 1969 a 1991 passou muito tempo, mas este primeiro passo foi só o começo.

No início

A World Wide Web, a parte da internet que você mais usa e ama, começou como um projeto do cientista e teórico da computação Tim Berners-Lee enquanto ele trabalhava no CERN (mesmo laboratório europeu do Grande Colisor de Hádrons, ou LHC). Foi lá que o britânico fez o primeiro website que rodava no primeiro navegador, chamado apropriadamente de WorldWideWeb. O site foi criado e hospedado neste computador NeXTcube – tipo um Mac, só que mais velho e mais feio. O site era muito simples: nada de propagandas ou banners, só links, pequenos pedaços de texto que tornam possível uma abordagem de banco de dados para adquirir e compartilhar ideias – basicamente o que todos fazemos hoje em dia na web.

Web 1.0

Em 1992, Berners-Lee enviou a primeira imagem para a web (elas não são lindas?), mas ela ainda estava longe de chegar à massa crítica. Foi em 1993, quando ele e o CERN anunciaram oficialmente que a web estava aberta a todos, que o jogo realmente começou. Nos anos seguintes, as pessoas começaram a mudar para navegadores como o Mosaic (base do Internet Explorer), Netscape Navigator e outros para começar a entrar nesses sites novos. Qualquer um com um pouco de conhecimento em HTML poderia criar um site sobre qualquer coisa. Em algum lugar da Califórnia, Larry Page e Sergey Brin estavam trabalhando no primeiro beta do Google. Enquanto isso, mais e mais pessoas começaram a usar serviços como Compuserve e AOL para ficar online. Lembra daqueles discos de instalação com horas grátis? E a internet discada? Ah, bons tempos…

No Brasil, a internet chegou quando a web já existia. A internet só chegou no Brasil em 1991, interligando vários órgãos de pesquisa universitária. Em 1995, a internet se tornou de acesso público; no mesmo ano, a novela “Explode Coração” usa a internet como pano de fundo – uma das tramas principais envolvia um romance pela internet, como você pode ver abaixo. Em 1996, foram criados diversos provedores e grandes portais da web – como BOL, UOL e ZAZ – e o número de usuários cresceu vertiginosamente. No mesmo ano, Gilberto Gil lança online a música “Pela Internet“. Em 1998, O Tribunal Superior Eleitoral divulga online, em tempo real, o resultados das eleições pela primeira vez. Nesse ano, o Brasil já tinha mais de 1,8 milhão de usuários.

[youtube XpwogbLm7Us]

Web 2.0 e além

Das cinzas da bolha pontocom, no início dos anos 2000, surgiu a Web 2.0, a era onde ainda vivemos. E os destaques da nossa época são os blogs e as redes sociais. Esta é a era da participação. Uma era onde todos podem entrar no MySpace, e depois largarem o MySpace pela interface mais rígida – e mais fácil de usar – do Facebook. E quando todos podem ameaçar sair do Facebook para entrar na interface mais rígida e mais fácil de usar do Google+. Hoje, vivemos em uma era de saturação de mídia, onde nossas próprias vidas são conectadas por links. É por isso que você está aqui. E, apesar de gostarmos muito disso – por nos tornar mais conectados e mais próximos – ainda precisamos lidar com o tipo de proximidade que estas novidades criam, e como isto pode ser medonho.

Mas os negócios estão bombando. Há dinheiro na web agora. Não há uma empresa ou entidade governamental relevante que não esteja online de alguma forma. O jornalismo cidadão é usado cada vez mais, na CNN e no G1, por exemplo. Isto é só o começo, e não seria possível sem a web. Nós andamos com a web em nossos bolsos, conectando-nos a serviços como Foursquare e Instagram. E esquecemos disso. Uma mudança só é enorme e completa se esquecemos dela no dia a dia.

A web mudou o mundo. A web vai continuar mudando o mundo. E ela só tem vinte aninhos. É algo a se pensar. [The Next Web]

Imagem por dullhunk/Flickr

Sair da versão mobile