_Animais

Abelhas e borboletas se rendem ao petisco agridoce

Insetos polinizadores são mais atraídos pelo néctar quando ele está com uma pitada de sódio.

Abelhas néctar

Imagem: Carolina/Unsplash/Reprodução

Se você é daquelas pessoas que prefere a goiabada com queijo ao invés do doce sozinho, saiba que você tem companhia. Um estudo recém divulgado pela revista Nature mostrou que as abelhas e borboletas também preferem petiscos agridoce. 

A ideia de testar o paladar dos insetos não foi aleatória. Na verdade, ela é inspirada no comportamento do gado, ovelhas e outros animais, que são atraídos pelo sódio quando o mineral é colocado em seus comedouros. 

Sabendo disso, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, resolveram investigar se o comportamento também ocorria entre os polinizadores. Então, os cientistas passaram a aplicar néctar artificial com uma pitada de sódio em cinco espécies de plantas comuns do estado americano da Nova Inglaterra.

Ao final, os pesquisadores perceberam que os polinizadores visitaram duas vezes mais as plantas com uma pitada de sódio. Os insetos mais atraídos pelas flores agridoces eram as abelhas, principalmente da espécie Apis mellifera, seguidas por moscas e borboletas.

De acordo com os cientistas, as mudanças climáticas podem alterar a disponibilidade de micronutrientes para as plantas, o que inclui o sódio. Isso pode impactar diretamente o número de visitas dos polinizadores às flores, criando um ciclo caótico na natureza.

Sair da versão mobile