_Curiosidades

Este abrigo de emergência inspirado em origamis pode ser montado em alguns minutos

Durante grandes desastres, cada minuto importa — assim como cada centímetro. Quando milhares de pessoas ficam desabrigadas de repente, não é possível construir casas novas imediatamente. No entanto, dá para montar um desses abrigos-origami em menos de dois minutos. Com o nome de Compact Shelter (abrigo compacto), o produto deverá chegar ao mercado esse ano, […]

Durante grandes desastres, cada minuto importa — assim como cada centímetro. Quando milhares de pessoas ficam desabrigadas de repente, não é possível construir casas novas imediatamente. No entanto, dá para montar um desses abrigos-origami em menos de dois minutos.

Com o nome de Compact Shelter (abrigo compacto), o produto deverá chegar ao mercado esse ano, e é uma solução engenhosa para um problema desafiador. Enquanto outros conceitos de casas de emergência são complicados de montar, o Compact Shelter é extremamente simples. Cada abrigo pesa certa de 15 quilos e vem todo dobrado — num pacote com menos 8 centímetros de espessura — para facilitar o transporte. Cada um custa US$150.

Para montá-lo, basta desdobrar e colocar algumas peças no lugar. O Compact Shelter pode abrigar quatro pessoas e inclui uma série de aberturas para ventilação. As estruturas são totalmente modulares, então podem ser combinadas para criar abrigos maiores. E como eles são feitos de polipropileno, eles não só protegem as pessoas, mas também são recicláveis.

O Compact Shelter foi criado por um operário de construção australiano de 24 anos de idade. “Eu costumava trabalhar na construção de andaimes. Numa manhã nós tivemos que fazer algumas perfurações e o barulho acordou um homem sem-teto que estava por perto”, conta Alastair Pryor, o criador, para a Gizmag. “Isso me fez pensar em como aquele homem estava vivendo em péssimas condições”.

Então a caixa desenvolvida por Pryor foi feita tendo em mente as pessoas que não têm onde morar e vivem nas ruas. Mas também pode servir perfeitamente para ajudar as inúmeras vítimas de desastres.

[Gizmag via PSFK]

Sair da versão mobile