Academia se reúne e decide banir Will Smith do Oscar até 2032

Will permanecerá com o prêmio que ganhou por sua atuação em "King Richard: Criando Campeãs". A Academia não menciona se o ator seguirá elegível para futuras indicações no Oscar
Will Smith
Imagem: Reprodução

A treta do Oscar 2022 ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (8). Depois de renunciar à Academia do Oscar, Will Smith foi banido por 10 anos de qualquer evento organizado pela instituição. 

Segundo o The Hollywood Reporter, a punição foi discutida numa reunião organizada nesta sexta-feira (8) com um grupo de 54 líderes da Academia, 12 dias após Will Smith dar um tapa no rosto humorista Chris Rock, que fez uma piada com a esposa de Smith, Jada, durante a premiação do Oscar.

“Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia”, disse a entidade em carta aberta.

“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não se limitando ao Oscar”, completa a Academia. A decisão vale, portanto, até 8 de abril de 2032.

Will permanecerá com o prêmio que ganhou por sua atuação em “King Richard: Criando Campeãs”. A Academia não menciona se o ator seguirá elegível para futuras indicações no Oscar. Confira a carta aberta emitida pela entidade:

Will Smith

Imagem: Reprodução/Twitter (@clarissajanlim)

A Academia abriu um processo disciplinar contra Will Smith no dia 30 de março, e deu um prazo de 15 dias para o ator se defender por escrito antes de definir se ele poderia ser expulso ou suspenso. Smith renunciou como membro da Academia no dia 1º de abril.

Smith chegou a se desculpar instantes depois do tapa que deu em Chris Rock. Durante o discurso de premiação, feito para celebrar a estatueta por seu papel em “King Richard: Criando Campeãs”, Will lamentou a atitude. Chorando, disse que “a vida imita a arte” e que “nós fazemos loucuras por amor”.

Além disso, no dia seguinte, Will pediu desculpas públicas a Chris Rock pela agressão. O ator escreveu em sua conta no Instagram a seguinte mensagem: “Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu perdi a linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.”

Além de ser banido do Oscar por 10 anos, Will Smith ainda tem que lidar também com a suspensão e o adiamento de projetos com os quais estava envolvido. Segundo o The Hollywood Reporter, a Netflix pausou a produção de “Fast and Loose”. “Bad Boys 4” seguiu pelo mesmo caminho.

Tem mais: segundo rumores, Apple TV+ e Netflix estavam disputando os direitos para filmar “Will”, a biografia do ator, lançada no ano passado. No entanto, insiders da indústria disseram que os gigantes do streaming deram um passo atrás na oferta.

A próxima grande produção a ter Smith como protagonista é “Emancipation”, da Apple TV+. A produtora havia planejado uma estreia em 2022, mas o lançamento da produção segue sem data. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas