_Tablets

O que há por dentro do Predator, o tablet pensado para jogos

O Predator 8 possui tela IPS de oito polegadas com resolução 1920x1200, com feedback tátil mais intenso usando a tecnologia TacSense.

Em abril, a Acer mostrou seu tablet Predator 8 para jogos, com um design curioso e corpo de alumínio. Na feira IFA, ela revelou as especificações deste dispositivo Android e o liberou para testes.

O Predator 8 possui tela IPS de oito polegadas com resolução 1920×1200, com feedback tátil mais intenso usando a tecnologia TacSense. O painel é “zero air gap”, ou seja, não há ar entre o vidro e o display, melhorando a legibilidade e reduzindo o reflexo.

A tela ainda conta com algo chamado “Highly Precise Touchscreen”: os sensores de toque são menores e agrupados em uma densidade maior, aumentando a precisão. Ela pode receber comandos de objetos com ponta de 2mm, como um lápis comum ou uma caneta stylus opcional da Acer.

Ao redor da tela, temos quatro alto-falantes que criam som surround virtual. Por dentro, temos um processador Intel Atom x7, 2 GB de RAM e 32/64 GB de armazenamento expansível por microSD. Ele roda Android 5.1 Lollipop quase sem modificações. São 8,7 mm de espessura e 350 g.

A escolha de um processador Intel, em vez do poderoso Tegra K1 presente no Nvidia Shield Tablet, é curiosa. Será que ele consegue um desempenho gráfico semelhante?

Não de acordo com a PC Magazine. Eles rodaram benchmarks (GFXBench 3.0 e Geekbench) no tablet da Acer: o desempenho do CPU é ligeiramente menor, e a performance gráfica é metade do que se vê no Shield Tablet. Para um dispositivo pensado para jogos, isso não é muito promissor.

No entanto, em uma primeira impressão, parece que isso não é muito aparente: o GizMag diz que o tablet “teve bom desempenho durante jogos e uso geral”; o LaptopMag afirma que “o jogo Asphalt 8 rodou sem nenhum momento de lag ou falha gráfica”.

Segundo o Engadget, os alto-falantes criam um som potente, mas eles ficam nos cantos do tablet – por isso, segurá-lo se torna desconfortável depois de alguns minutos.

O feedback tátil, por sua vez, não parece funcionar bem por enquanto: o Trusted Reviews diz que “os momentos táteis não eram muito consistentes… é uma sensação que lembra receber um monte de notificações chatas, em vez do feedback que você recebe de um joystick”. A PC Magazine teve a mesma impressão.

Talvez isso possa ser resolvido até o lançamento. O Acer Predator 8 custará US$ 300 quando chegar aos EUA em novembro.

[AnandTech e PC Magazine]

Sair da versão mobile