_Facebook

Acesso gratuito a Facebook no celular já funciona no Brasil

O Facebook fez acordo com mais de 50 operadoras de celular no mundo inteiro - entre elas a TIM Brasil - para oferecer acesso ao Facebook de graça através do celular, para clientes pós e pré-pagos. E o serviço já está funcionando no Brasil, mas tem algumas ressalvas.

O Facebook fez acordo com mais de 50 operadoras de celular no mundo inteiro – entre elas a TIM Brasil – para oferecer acesso ao Facebook de graça através do celular, para clientes pós e pré-pagos. E o serviço já está funcionando no Brasil, mas tem algumas ressalvas.

Se você for cliente da TIM e acessar, a partir do celular, o endereço 0.facebook.com (é um zero no começo), você não paga nada. O Facebook Zero é uma interface bem simplificada da rede social, sem imagens e gráficos, onde você pode atualizar seu status, gerenciar notificações e solicitações, e ver o que seus amigos estão fazendo. A ideia é acabar com dois problemas: o custo alto e a baixa velocidade da internet no celular. A grande vantagem do Facebook Zero, então, é acessar a rede social a partir de um celular comum, um dumbphone sem plano de dados.

Você também pode ver as fotos dos seus amigos ou acessar links fora do Facebook, mas aí o acesso é cobrado – e o site avisa isso, pedindo que você confirme que vai sair do Facebook Zero.

Por enquanto, o acesso gratuito só está disponível para clientes pós e pré-pagos da TIM, mas o Facebook espera que outras operadoras adotem o sistema. O Henrique Martin do Zumo está usando o serviço em um plano pós-pago sem problemas. Mas o Rafael Silva do Tecnoblog teve problemas: acessou o Facebook Zero em um plano pré-pago, mas a TIM cobrou o acesso. A operadora diz estar ciente que algumas pessoas estão sendo cobradas, mas segundo a TIM, foram casos isolados, devido a problemas técnicos, que já foram solucionados hoje.

Que o Facebook Zero sirva de exemplo para outras redes sociais: não seria ótimo enviar um tweet de um celular simples, ou enviar um scrap no orkut sem pagar pelo acesso? [IDG; imagens via Zumo]

Sair da versão mobile