Nossa! Apesar de ainda não ser possível comprar este periférico i3DG para iPhone, eu já estou imaginando como seria jogar games 3D criados especificamente para ele. Mas não dá pra deixar o Nintendo 3DS de lado ainda.

Parece que o i3DG surgiu no Japão, onde o criador Jitsuro Mase colaborou com a empresa Directions, Inc em uma exposição na Áustria. O pequeno add-on é feito de três espelhos em 45 graus, que é colocado sobre o iPhone (ou iPad, pois aparentemente eles também fazem versões maiores do acessório), e projeta o vídeo que está sendo reproduzido no iPhone.

Você pode parecer meio bobo assistindo um filme no celular olhando pro conector de 30 pinos dele, em vez de olhar para a tela, mas as pessoas a seu redor mal sabem que você está curtindo uma ilusão 3D que se chama "fantasma de Pepper" – algo que supostamente existe desde a década de 1860.

Por enquanto, a técnica só funciona com acessórios personalizados, e só funcionaria com vídeos – já que ele cobre a touchscreen do iPhone. Aí o Nintendo 3DS ganha, com seus painéis de barreira paralaxe da Sharp. Mas ainda é uma ideia interessante. [Palm Top Theater via Creative Applications via Fast Company]

ATUALIZAÇÃO: O brasileiro Anderson Uehara fez um acessório parecido com o i3DG, e ele o demonstra no vídeo a seguir. [Valeu, Andy!]