_Tecnologia

Acessório 3D com espelhos transforma iPhones em cinemas 3D

Nossa! Apesar de ainda não ser possível comprar este periférico i3DG para iPhone, eu já estou imaginando como seria jogar games 3D criados especificamente para ele. Mas não dá pra deixar o Nintendo 3DS de lado ainda.

Nossa! Apesar de ainda não ser possível comprar este periférico i3DG para iPhone, eu já estou imaginando como seria jogar games 3D criados especificamente para ele. Mas não dá pra deixar o Nintendo 3DS de lado ainda.

Parece que o i3DG surgiu no Japão, onde o criador Jitsuro Mase colaborou com a empresa Directions, Inc em uma exposição na Áustria. O pequeno add-on é feito de três espelhos em 45 graus, que é colocado sobre o iPhone (ou iPad, pois aparentemente eles também fazem versões maiores do acessório), e projeta o vídeo que está sendo reproduzido no iPhone.

Você pode parecer meio bobo assistindo um filme no celular olhando pro conector de 30 pinos dele, em vez de olhar para a tela, mas as pessoas a seu redor mal sabem que você está curtindo uma ilusão 3D que se chama "fantasma de Pepper" – algo que supostamente existe desde a década de 1860.

Por enquanto, a técnica só funciona com acessórios personalizados, e só funcionaria com vídeos – já que ele cobre a touchscreen do iPhone. Aí o Nintendo 3DS ganha, com seus painéis de barreira paralaxe da Sharp. Mas ainda é uma ideia interessante. [Palm Top Theater via Creative Applications via Fast Company]

ATUALIZAÇÃO: O brasileiro Anderson Uehara fez um acessório parecido com o i3DG, e ele o demonstra no vídeo a seguir. [Valeu, Andy!]

Sair da versão mobile