_Espaço

Saturno, Marte, Vênus e Júpiter estarão alinhados a partir de hoje; acompanhe

Se as condições climáticas colaborarem, o alinhamento dos planetas poderá ser observado a olho nu pouco antes do amanhecer

Alinhamento dos planetas

Imagem: M. B. Louis/Unsplash/Reprodução

Um fenômeno astronômico tomará o céu a partir da noite desta terça-feira (19). Pouco antes do amanhecer, será possível observar próximo ao horizonte o alinhamento dos planetas Saturno, Marte, Vênus e Júpiter. 

O evento será visível a olho nu, mas binóculos e telescópios podem incrementar a experiência, possibilitando a observação do planeta Netuno. O ideal para observações do tipo é buscar por uma área aberta, sem prédios ou grandes construções e com pouca ou nenhuma interferência luminosa. 

Caso você não acorde nesta madrugada, não precisa se preocupar. O alinhamento ficará visível por algumas semanas, com a melhor data para observação no dia 24 de abril, quando Júpiter estará um pouco mais acima da linha do horizonte.

Os planetas poderão ser encontrados por volta das 5h00 (horário de Brasília) entre as estrelas Vega, ao Norte, e Alpha Centauri, ao Sul. Aplicativos como Sky View e Carta Celeste podem ajudar a identificar os objetos no céu noturno.

Também haverá um evento único no amanhecer do dia 1º de maio. Como explicou o IFL Science, Júpiter e Vênus estarão em conjunção nesta data, apresentando um brilho de outro mundo. Outra conjunção do tipo só ocorrerá em 1º de março de 2023, sendo vista logo após o pôr do Sol.

Além do alinhamento dos planetas, outros eventos astronômicos notáveis são esperados para o mês de abril, como a Chuva de Meteoros Líridas no dia 22 e o eclipse solar parcial no dia 30. Você pode saber mais sobre estes fenômenos neste texto do Gizmodo Brasil.

Sair da versão mobile